26 DE MAIO DE 2020

Moçambique de Santa Efigênia participa do Festejo do Tambor Mineiro 2018


Ouro Preto
24 de agosto de 2018


A convite da Associação Cultural Tambor Mineiro, o Grupo de Moçambique de Santa Efigênia do Alto da Cruz de Ouro Preto participou pela primeira vez do Festejo Tambor Mineiro, evento criado em 2002 pela Associação Cultural Tambor Mineiro e que ganhou as ruas do bairro Prado em Belo Horizonte. O evento aconteceu no último domingo, dia 19 de agosto.

Realizado anualmente no terceiro domingo de agosto, o Festejo Tambor Mineiro tem como foco principal reunir as Guardas, Irmandades, Grupos Culturais Tradicionais e artistas que louvam o Rosário em um encontro de fé, tradição, cultura e muita música. Durante o festejo, os participantes abordam a influência dos povos Banto  na cultura e na música brasileira, enaltecendo os antepassados africanos com o toque dos tambores, a cultura reinadeira e congadeira.

Para o Capitão Kedison Geraldo, membro da AMIREI e fundador do Moçambique de Santa Efigênia, participar desse evento foi um momento ímpar de troca, compartilhamento, alegria e fé. “Foi um momento de mostrar o quanto o patrimônio afro-ouro-pretano está vivo e mantendo suas tradições ancestrais através dos séculos”, ressaltou.

Em Ouro Preto, a principal atividade do calendário municipal é a Festa do Reinado, que acontece todos os anos na segunda semana de janeiro, sob coordenação da AMIREI e com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e da Prefeitura de Ouro Preto.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS