25 DE JUNHO DE 2019

Festival da Canção é marcado por emoção dos artistas marianenses


Mariana
31 de maio de 2019
Fotos de Pedro Ferreira

O Festival Mariana Viva acontece até o próximo mês e já vem deixando sua marca nesta edição de 2019. No último final de semana, o Festival da Canção marcou a noite do sábado com as apresentações de músicas inéditas, que tocaram o público presente. Dos 10, cinco marianenses disputarão a segunda fase do evento, eles representaram a cidade a nível nacional. Essa primeira etapa foi exclusivamente para artistas locais, que subirão novamente ao palco nos dias 18, 19 e 20 de julho.

A música escolhida pelos jurados para ocupar o primeiro lugar do pódio foi uma das mais aplaudidas pelo público. “Ouvindo a Chuva Cair”, com composição de Alcides das Dores Ramos e interpretada por Suely Ramos foi a ganhadora. “A letra é uma poesia de intensa significância para o casal e retrata muitos episódios familiares. A melodia ficou sensacional e tudo se apresentou numa harmonia muito grande. Foi uma excelente parceria. Muita emoção e gratidão pelo trabalho de todos. Não esperava que esse fosse o resultado, mas fiquei muito feliz”, conta Suely.

Ouvindo a Chuva Cair – composição de Alcides das Dores Ramos, Só Quero Te ver Feliz - de Matheus Isaías Santos Ribeiro, Ela é Demais - de Gustavo Henrique Soares Campelo, As Meninas de Minas –de Roberto de Lima e Hey Amigo - de Lucas Fernando Ferreira Leite foram as cinco selecionadas. O prefeito Duarte Júnior, durante a entrega dos prêmios, parabenizou e enfatizou a importância do fomento ao festival. “Nosso desejo é que todos tenham o seu espaço e valorização. Tivemos pessoas que concorreram no ano passado e não conseguiu a classificação, e dessa vez foi diferente. Assim como eles, temos que nos empenhar e evoluir em nossa cultura e a consolidação desse festival comprova que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito.

Curtindo o clima mineiro da primeira capital do estado, Paulo Sobrano marcou presença durante os três dias de apresentação. Junto à família, o turista elogiou a iniciativa e lamentou que são poucas as cidades que ainda mantém festivais culturais. “Venho de uma família que tem a música como base. Faz parte da nossa essência há séculos. Assim que soubemos que teria o Festival da Canção aqui em Mariana já programamos nossa viagem. Sempre visitamos nossa família, que é daqui, e resolvemos casar a data”, comentou Paulo.

O Bandas de Lá - dessa edição do Mariana Viva recebeu a banda Santaritense, do distrito  Santa Rita de Ouro Preto, de Ouro Preto. Na manhã desse último domingo, 26, o grupo usou flautas, saxofones e trombones, entre outros instrumentos, para levar harmonia, melodia e ritmo à praça Gomes Freire.

Regida pelo maestro Rafael Guimarães, a banda, composta de 20 integrantes, contagiou o público com canções de Roberto Carlos, ABBA e The Blue Brothers Revue. O sentimento de aconchego, proporcionada pelo grupo, deixou o aposentado Marcus Eulino, 68, à vontade para soltar a voz e cantar junto à Santaritense o clássico "Falando Sério" do Roberto Carlos.

O evento foi encerrado com aplausos e com a entrega do certificado de participação pelo Secretário de Cultura, Efraim Rocha, e pela professora emérita da Ufop, Hebe Rola, ao Maestro e ao presidente da  Sociedade Musical Santaritense, Arlindo Felix de Matos. A banda Santaritense que, há 13 anos, toca por todo o Estado é fruto da Sociedade fundada em 1952.

Cantares à Maria - a apresentação de corais católicos foi integrada à programação do Festival Mariana Viva. Na noite fria do domingo, 26, o evento reuniu dezenas de pessoas no Santuário do Carmo, na Praça Minas Gerais.

A 10ª edição do Cantares contou com os corais marianenses: Canarinhos de Santana, Coral da Catedral e Coral Tom Maior, além do lafaietense Madrigal Roda Viva e do ouro-pretano Viri Tertius. A mistura de tenores, barítonos, sopranos e contraltos cantou louvares à Nossa Senhora da idade média à contemporânea, os cantos de maestro Lobo Mesquita, Padre Antônio Maria e Roberto Carlos emocionaram os fieis presentes.

A programação do Festival da Vida se estende até o dia 9 de junho. Além do Canta Mariana, os moradores locais e turistas puderam prestigiar várias apresentações, como encontro ecumênico e banda civil.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS