20 DE SETEMBRO DE 2019

Semana do Meio Ambiente é comemorada em Mariana


Mariana
14 de junho de 2019


Com o objetivo de promover atividades de preservação do ecossistema, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a Semana do Meio Ambiente com diversas ações abertas à população e também em algumas escolas do município.

Com início na terça-feira, 4, no Centro de Convenções, o evento começou com uma exposição de Materiais Recicláveis, com a participação da Camar. A ação também contou com a reprodução em miniatura do sistema de tratamento de água, com representante do Saae.

Também durante a abertura, o apicultor Gilder Alves realizou uma exposição sobre a importância das abelhas para a sobrevivência das espécies. Em sua palestra, no evento, Gilder explicou os riscos para o meio ambiente, com a redução do número de abelhas. “O meio ambiente é importante para as abelhas, por que nós precisamos da natureza, e abelha não gosta de um ambiente poluído. E dado a situação que nós passamos hoje por conta da mortandade das abelhas o que tem sido comprovado é que sem abelhas, não vai existir  alimento, por isso temos que preservar o meio ambiente”, pontuou.

Na quarta-feira, dia 5, que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente a Escola Municipal Wilson Pimenta, no Bairro Santo Antônio, recebeu no período da manhã o filme “Wall- E”. O longa conta a história de um robô que tem a missão de limpar a Terra coberta por lixo. A escolha do filme teve o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância do descarte correto do lixo para a preservação do meio ambiente. Na ocasião, a escola também recebeu o plantio de mudas do projeto “Minhas Escola Tem Jardim”.

Para o diretor da escola, Helerson Freitas, esse trabalho ajuda na conscientização dos alunos sobre a preservação do meio ambiente. “Esse é um dia importante não só para a escola, mas para todos. Hoje estamos sofrendo as consequências climáticas do mal comportamento com o meio ambiente”, disse.

Além da Escola Wilson Pimenta, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Santo Antônio, também recebeu o filme e o plantio de mudas. O encerramento das atividades da semana do Meio Ambiente foi na Escola Municipal Sinhô Machado, no distrito de Santa Rita Durão, com a última exibição de “Wall-E”.

Ainda no dia do Meio Ambiente, na pista de caminhada Alameda dos inconfidentes, ocorreu o plantio de mudas de árvores, em parceira com o Instituto Espinhaço e a Prefeitura Municipal de Mariana, que deram  início às atividades do projeto “Produtor de Águas de Mariana”. Iniciativa das duas instituições que visa a revitalização das bacias hidrográficas do município.

O Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Carneiro, referiu que o dia dedicado ao Meio Ambiente é muito importante para o município. “As atividades que aconteceram são fundamentais para continuar nosso trabalho. Além disso, o plantio de mudas para dar início às atividades do projeto “Produtor de Águas” também tem um valor muito significativo para todos nós”, finalizou.

Dia do Meio Ambiente - Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis.

Álbum de Fotos


Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS