25 DE JUNHO DE 2019

Antiga Fábrica de Tecidos vira Centro de Eventos em Ouro Preto


Ouro Preto
14 de junho de 2019
Fotos de Ane Souz

Parque tecnológico com serviços voltados à pesquisa, inovação e geração de emprego também irá fazer parte do complexo

A Prefeitura de Ouro Preto realizou na manhã da terça-feira (11) uma visita às obras da antiga Fábrica de Tecidos, que passará a ser um Centro de Eventos e também irá abrigar um parque tecnológico com serviços voltados à pesquisa, inovação e geração de emprego.

De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, na antiga Fábrica de Tecidos, o contrato foi assinado em 2006 e, por falta de fiscalização e funcionalidade de obras, uma parte do que foi realizado chegou a ser depredado. “Caso a Prefeitura não reassumisse o convênio, teríamos que devolver cerca de R$6 milhões. Conseguimos resgatar o convênio e estamos agora finalizando a primeira etapa. Já é possível ver os benefícios”, destacou o prefeito Júlio Pimenta.

A primeira etapa da obra compreende a fase de requalificação urbanística que é realizada com recursos do Ministério do Turismo. Com este recurso foi possível fazer a rede elétrica em dois galpões, um para eventos com workshop e outro para shows, instalações hidrossanitárias, pintura, cobertura, projeto de incêndio, piso entre outros. Já a prefeitura refez o que foi depredado nos dois galpões e no galpão 3, vai finalizar o acabamento na sala de gastronomia, além da requalificação da portaria/recepção do centro e limpeza da área. “Aqui temos tudo que Ouro Preto precisa para desafogar a parte histórica. Além disso, podemos ter aqui eventos com mais segurança, mais conforto e com mais viabilidade. Isso também é geração de emprego e renda, pois muitas pessoas vão poder trabalhar nas áreas de segurança, transporte e recepção. É mais uma opção de trabalho”, destaca Pimenta.

Parque tecnológico

Em parceira com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto e a (ADOP) a prefeitura vai construir um parque tecnológico na área de onde será a Central de Eventos. De acordo com o prefeito, o setor municipal de Tecnologia da Informação já busca parcerias e três empresas do ramo já mostraram interesse em se instalar no local. “Já definimos um Projeto de Lei que vai transformar essa área em um parque tecnológico. Com isso, vamos atrair empresas e mais emprego para cidade nessa área que mais emprega no país. Nós já temos três empresas pilotos interessadas e a expectativa é de cada uma gere mais de 100 empregos cada uma”, pontua o prefeito.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS