17 DE AGOSTO DE 2019

Itabirito: seguidor de Portinari


A cidade e Eu
05 de julho de 2019


SEMPRE FUI um admirador das pinturas dos quadros, da arte expressa visualmente. Sempre me surpreendo diante de um quadro artisticamente bem pintado.

A pintura, dizem os melhores admiradores e observadores que ela é, entre as artes plásticas, aquela que representa os objetos, ideias ou sentimentos sobre uma superfície bidimensional, com o auxílio de pigmentos ou outro corante.

Quando entro na Matriz de N.Sra.da Boa viagem, cuja raiz primeira já corre para o seu tricentenário, não me canso de contemplar a nave central, com as figuras belas e imponentes dos evangelistas, de notáveis santos padres que defenderam os princípios fundamentais da igreja católica, através dos tempos.

Destaca-se, outrossim, o quadro da Glória de Maria, Mãe do Salvador, na sua assunção aos céus, com todo merecimento e nossa convicção. A igreja da Boa Viagem é, sem dúvida, o maior e mais imponente marco itabiritense. Sua obra artística é um primor – nas suas seculares pinturas – para os olhos e para os corações dos habitantes locais e visitantes. É minha intenção, um dia, descrever cada pintura que orna o interior de nossa igreja secular, tornando-a mais conhecida, admirada, vista, aplaudida, para todos que apreciam a arte sacra.

A PINTURA é dividida em dois principais grupos ou ramos, como: a de cavalete, que se basta a si mesmo; e a mural que serve aos fins arquitetônicos. A de cavalete pode ser dividida em sete categorias ou grupos, segundo o termo abordado pelos artistas, a saber: 1) Retábulos, e pintura religiosa; 2) Lendas, cenas históricas, mitos, etc; 3) Pinturas de gêneros; 4) Paisagens; 5) Arquiteturas; 6) Naturezas-mortas; 7) Retratos; 8) A composição” (Barsa, volume 16, página 87).

A pintura, como arte, remonta à época mais primitiva, ainda visível nas cavernas mais conhecidas, numa tentativa de transportá-la à posteridade. Entretanto, foi na Grécia e em Roma, que surgiram os mais expressivos pintores, onde o mosaico teve sua forma mais simbólica.

As grandes igrejas católicas mundiais deram forma, beleza, variedade, expressão, e grandeza sempre maior à arte pictórica. Daí as expressões sintetizadas nas expressões: arte abstrata, grega, românica, clássica, gótica, seguidas das modernas, realistas, simbólicas, renascentistas, vitrais e muitas outras de sabor visual e intelectual.

ENFIM, não posso terminar estas informações, hauridas nos textos da arte contemporânea, sem a lembrança de grandes pintores que enchem nossos olhos pela beleza de sua produção pictórica, ou seja, de notáveis pinturas, através dos séculos, como: Giotto, Leonardo da Vinci, Sanzio Rafael, Caravággio, Goia, Cezanne, Claude Monet, Renoia, Vicent Van Gogh, Pablo Picasso, Salvador Dali, Ataíde, Tarsilla, Anita, Di Cavalcante, Cândido Portinari.

Em Itabirito, destaco com prazer o conhecido, apreciado mestre, pintor de primeira grandeza, pelas suas aulas, pelas suas obras e de seus alunos: Marcus Vinícius, mais conhecido como Neném Michel.

A todos minha homenagem!

Veja mais


A cidade e Eu
16 de ago de 2019
Calendário registra dia do homem...

A cidade e Eu
09 de ago de 2019
Vida e morte de trapaceiro...
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS