21 DE JULHO DE 2019

Candidatos a prefeito e vice de Itabirito participam de debate no dia 31 de julho


Itabirito
12 de julho de 2019


No dia 4 de agosto acontece a eleição extemporânea para escolha do prefeito e vice de Itabirito. Como forma de conhecer as propostas dos candidatos ao pleito, a Rádio Estrada Real FM da cidade promove no dia 31 de julho, um debate entre os concorrentes, na Câmara de Itabirito, às 18h. Segundo a organização, o debate não será aberto ao público por questões de segurança, mas será transmitido pela Rádio Estrada Real.

A eleição já foi adiada duas vezes. Primeiro, aconteceria no dia 7 de julho. Na primeira alteração da data, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu as considerações da Defesa Civil da cidade, mudando a data para o dia primeiro de setembro. A justificativa, segundo a Defesa Civil, foram as considerações e indagações relativas a algumas medidas de segurança no dia da eleição, especialmente em função do risco de rompimento das barragens Forquilha I e III, da Vale. O órgão alegou à Justiça que o dia 7 de julho estava muito próxima para análise da situação, e para uma eventual tomada de medidas por parte dos responsáveis.

Mas, após um pedido de cinco candidatos ao pleito na época, que alegaram estratégia do candidato da base do governo, o TRE alterou novamente a data para o dia 4 de agosto.

Para votar

Para a votação, os eleitores deverão apresenta um dos seguintes documentos com foto para a votação: carteira de identidade; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação; e/ou passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Não serão aceitos certidão de nascimento ou de casamento.

E atenção às mudanças de locais de votação: as seções que ficavam na Sede Social União Sport Club não é mais local de votação. A Seção 09ª foi transferida para a Escola Professor Jayme de Souza Martins; e as seções 025ª e 026ª para a Escola Estadual Dr. Raul Soares. Quem votava no Cemi, nesta eleição irá votar no Ginásio Poliesportivo Francisco Carlos Bernardes de Oliveira, o Ginásio da Carioca; e quem vota na regional Administrativa do Balneário Água Limpa, votarão na Sede do Monumento Natural da Serra da Moeda; e por fim, os eleitores do Posto de Saúde do Bonsucesso votarão no Anexo da Igreja Católica de Nossa Senhora do Bonsucesso.

Max Fortes

Max Fortes, candidato a prefeito de Itabirito, retirou sua candidatura ao pleito na tarde desta quinta-feira (11). A justificativa, segundo o vereador, é a incerteza jurídica da eleição, que teve data alterada por três vezes e agora há a especulação sobre a possibilidade de cancelamento e até de anulação do resultado. Ele ainda afirmou que não irá colocar a sua trajetória política, de quase 12 anos, “em um jogo sujo, no qual querem passar por cima de tudo e de todos. O que estamos vivendo em Itabirito é o contrário disso, com funcionários da Prefeitura sendo duramente repreendidos e perseguidos por expressarem intenção de voto em qualquer candidato que não seja o prefeito interino, jogo por baixo dos panos para fazerem as composições políticas e gastos absurdos com equipe de propaganda e campanha”, declarou o vereador em sua página no facebook.

Luiz Niquini

O Democracia Cristã em convenção partidária, dia 31/06, escolheu por unanimidade como candidato a prefeito Luiz Niquini e para vice-prefeita Dra. Marina. Niquini vem atuando e propondo uma terceira via política já há vários pleitos em Itabirito. O empresário de 59 anos disputa com os, até então, 4 candidatos anunciados na edição anterior de O Liberal, e promete “defender e governar a cidade com honestidade e em prol do povo,” além de lutar “contra a corrupção e as falcatruas que surgiram com os anos no cenário político da cidade”.

Orlando Caldeira

No dia 5 de julho, foi retomada a campanha eleitoral dos candidatos a prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, e a vice-prefeito, Dr. Elio da Mata, ambos do Cidadania, sucessor do PPS.

Houve comícios nos bairros Capanema e Santo Antônio. Além de ouvir as propostas dos candidatos, a população foi convidada a interagir com eles, fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o plano de governo, valorizando ainda mais a importância do diálogo e de uma gestão participativa, que Orlando e Dr. Elio pretendem implantar, se eleitos no dia 4 de agosto.

Os candidatos reafirmaram o compromisso de buscar soluções eficientes para resolver os problemas de Itabirito. “Queremos estar à frente da nossa cidade e trabalhar igualitariamente para todos, com rapidez, honestidade, sem corrupção. Não fazer perseguições políticas. Nós vamos resolver os problemas desta cidade, que tanto amamos e queremos o bem”, destacou Orlando.

“Nosso objetivo é agir com eficiência na resolução das demandas mais urgentes enfrentadas pelos moradores. Seguimos em frente ouvindo cada cidadão, buscando fazer o melhor para Itabirito”, ressaltou Dr. Elio da Mata.

Dando prosseguimento às atividades de campanha, foram realizadas caminhadas pelas ruas dos bairros São Geraldo, Centro, Cohab e Nossa Senhora de Fátima.

Como forma de permitir um diálogo mais direto com as pessoas, o “Conversando com Orlando” foi até os bairros Santa Efigênia e Novo Itabirito. Os moradores puderam falar sobre os principais problemas enfrentados por seu bairro nas áreas de saúde, educação, trânsito, lazer, saneamento, como também ouvir as soluções propostas pelos candidatos. “Esses encontros permitem que a gente ouça as necessidades do bairro e confira de perto a realidade de cada região de Itabirito, o que futuramente irá propiciar mais agilidade na resolução das questões apresentadas pela comunidade”, finalizou Caldeira.

Álbum de Fotos

Veja mais



















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS