17 DE AGOSTO DE 2019

Tia Lola, figura histórica de Itabirito, morre aos 89 anos


Itabirito
19 de julho de 2019
Crédito Michelle Borges

Por Michelle Borges

Elisa Elza Rodrigues Bittencourt, carinhosamente chamada de Tia Lola, faleceu aos 89 anos, em sua casa em Itabirito, por complicações cardíacas na terça-feira (16). Ela foi professora, diretora da Escola José Ferreira Bastos e presidente por diversas vezes do Lions Clube itabiritense.

Em 2013, Tia Lola me concedeu uma entrevista para uma reportagem especial para a Revista Em Minas, na época. A reportagem falou sobre Itabirito e suas histórias. Tia Lola falou especialmente de uma tradição, que ela gostava muito, o carnaval.

O Jornal O Liberal se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de dor, e em homenagem, reprisamos a entrevista.

‘Itabirito preserva algumas tradições desde sua fundação, além de criar outras que já são marcas da do município. O Carnaval é muito conhecido pelos desfiles dos trios elétricos e blocos de carnavalescos, além das fantasias variadas dos foliões. Costume que é realizado desde os primeiros carnavais. Elisa Rodrigues, Bittencourt, de 83 anos, conhecida carinhosamente como “Tia Lola”, sempre fez questão de participar de todos os eventos e relembra. “O Carnaval de Itabirito era uma loucura. Tinham dois clubes, o União Esporte Clube e o Itabiritense, e era uma guerra medonha, pois um queria ser melhor que o outro”, conta. “As fábricas de tecido e de curtume, davam roupas para as moças da cidade confeccionarem suas fantasias, fazíamos aqui na minha casa mesmo. A fantasia era de acordo com a música da época, com o enredo. Quando se sabia que o clube Itabirense tinha mulheres a mais para desfilar, íamos às fábricas e pedíamos para que mais moças participassem do nosso clube, o União. Era uma época muito boa”, relembra.’

Tia Lola foi casada com o prefeito José Bastos Bittencourt, e filha do coronel Agostinho Rodrigues, personalidade importante na emancipação administrativa de Itabirito. Foi diretora da Escola Municipal José Ferreira Bastos e também juíza de Paz.

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS