10 DE DEZEMBRO DE 2019

Candidatos à prefeitura de Itabirito destacam propostas para melhorias da cidade


Itabirito
26 de julho de 2019


Por Michelle Borges

As eleições extemporâneas em Itabirito acontecem no próximo dia 4 de agosto (domingo) e a campanha dos candidatos chega à sua reta final. A reportagem de O Liberal entrevistou os concorrentes para que cada um deles pudesse falar de suas propostas para a cidade. A campanha teve início com seis candidatos ao cargo máximo do executivo municipal, mas três deles já desistiram do pleito, sendo eles Thiago Toledo (PCdoB) Max Fortes (PSB) e Matheus Baldi (Patriota).

Confira a entrevista com os candidatos Arnaldo Pereira (MDB) Luiz Niquini (PSDC) e Orlando Caldeira (Cidadania).

Arnaldo dos Santos e Rodrigo do Porco

Arnaldo dos Santos é candidato pela primeira vez a prefeito de Itabirito. Ele está no cargo interinamente desde abril, quando a Justiça determinou cassação da chapa eleita em 2016 (Alexander Silva Salvador de Oliveira/prefeito e Wolney Oliveira/vice) por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros na campanha eleitoral. Arnaldo explica que assumiu o executivo em um momento que não escolheu, mas mesmo assim não mediu esforços para colocar a cidade em primeiro lugar. “Em 100 dias de governo fizemos acordos, ouvimos a população, inauguramos obras, valorizamos o servidor público com aumento do cartão alimentação e ainda colocamos as contas da prefeitura em dia. Ainda tem muito a ser feito, por isso continuamos ouvindo a população e queremos que em 2020 Itabirito esteja melhor do que agora”, pontua.

Para melhorar os trabalhos que já executa na cidade, o candidato reforçou que vai continuar o que é bom, melhorar o que está ruim e fazer o que nunca foi feito.  “A bandeira de todo candidato tem que ser a educação. Nós já somos referência em tempo integral na região, e vamos melhorar ainda mais. Além disso, já estamos pensando nos jovens de Itabirito e estamos conversando com empresários sobre a volta do programa ‘Meu Primeiro’. Estamos ainda inaugurando e construindo mais creches. Outro objetivo é melhorar o atendimento da saúde com a criação do Centro de Especialidades Médicas, na antiga Policlínica. Eu falo que a gente precisa de muita calma e de um ambiente bom para trabalhar e prestar um atendimento de qualidade para a população”, ressalta.

Luiz Niquini e Dra. Mariana

Luiz Niquini se candidata pela terceira vez a prefeito de Itabirito e a sua linha de campanha é “combate à corrupção e geração de emprego no município”. Se eleito, a primeira medida a ser tomada pelo governo do candidato é fazer um levantamento da atual situação física e financeira do município. “A cidade virou manchete em vários jornais com desvio de dinheiro público, como por exemplo, na Operação Pedra Vermelha. Mas na nossa gestão seremos transparentes com um sistema informatizado para que o povo tenha conhecimento dos gastos públicos ou, como se diz popularmente, ‘saiba para onde vai o dinheiro do povo’”. Já com relação a geração de emprego, o candidato destaca o potencial da cidade na área minerária e também no comércio industrial. “Vamos atrair novas empresas destacando o potencial da cidade, alavancando o espírito empreendedor nos comerciantes e industriários, além de qualificar a mão de obra para atender todos os setores. Para que isso aconteça, vamos implementar cursos do sistema S de ensino (Sesi, Sesc, Senac e Senai)”, garante.

O candidato reforçou que, após o levantamento da situação do município, caso eleito, o seu governo será transparente. “A população deve nos eleger porque não somos fantasiosos ou mentirosos, ao contrário dos demais candidatos que estão ligados à velha política de Itabirito (vermelhos e amarelos). Nós propomos uma nova gestão transparente e participativa, na qual será colocado em primeiro lugar o povo. Merecemos o voto e o apoio dos itabiritense para fazermos uma Itabirito cada vez melhor”.

Orlando Caldeira e Dr. Elio da Mata

Orlando Caldeira está concorrendo a prefeito de Itabirito pela terceira vez (2012, 2016 e 2019). Durante a campanha, a chapa ressalta quatro metas que serão priorizadas no seu governo: valorização do servidor, combate à corrupção, transparência e gestão eficiente. “A primeira medida é até uma questão de precaução. Nós vamos realizar uma auditoria interna para ficarmos a par de todos os processos da prefeitura. Assim, vamos poder avaliar o que podemos dar continuidade e/ou o que teremos que interromper por algum problema. Nós não queremos dar continuidade a contratos que não condizem com a realidade do município. Isso não será uma caça às bruxas, mas sim iremos resguardar nosso governo futuro”, pontua Orlando.

O candidato disse que vai governar com transparência e que a população pode contar com um governo participativo, voltado para o povo. “Eu e o Dr. Elio da Mata não somos políticos de carreira, somos técnicos, queremos fazer um governo voltado para as pessoas, principalmente para aquelas que precisam. Queremos acabar com essa perseguição política na cidade. Ninguém aguenta mais. Nós vamos fazer trabalho para todos”, ressalta

Desistência

Após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alterar a data da eleição suplementar por três vezes, três candidatos desistiram de concorrer. Todos eles justificaram a saída pela incerteza jurídica que as alterações causaram. Primeiro a eleição suplementar aconteceria no dia 7 de julho, depois foi adiada para 1º de setembro e por último para o dia 4 de agosto.

O primeiro deles foi Thiago Toledo (PCdoB) que em nota, divulgada no dia primeiro de julho, disse que o motivo para a desistência era a desorganização do processo eleitoral. No dia 11, o vereador Max Forte, que também era candidato, justificou sua saída da eleição ante a incerteza jurídica do processo e ainda destacou que não colocaria sua vida política de 12 anos em jogo. No dia seguinte, Matheus Baldi também retirou sua candidatura dizendo que é necessário saber a hora de esperar.

Os três candidatos desistentes afirmaram à reportagem do Jornal O Liberal que não vão apoiar nenhum candidato que continua na disputa.

Álbum de Fotos

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS