09 DE DEZEMBRO DE 2019

Localidade de Fundão do Cintra recebe a Festa de Nossa Senhora dos Remédios


Ouro Preto
02 de agosto de 2019
Crédito: Wilerson Noronha

De hoje até domingo a localidade de Fundão do Cintra, no distrito de Santo Antônio do Salto, celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios. A celebração é registrada como patrimônio cultural imaterial do Município de Ouro Preto.

O título de patrimônio imaterial de Ouro Preto foi recebido pela Festa de Nossa Senhora dos Remédios em 2009, após sua indicação para reconhecimento patrimonial e elaboração de pesquisas e acompanhamento da celebração. Os estudos demonstraram seu valor para a comunidade local, a importância simbólica da localidade e a permanência de práticas religiosas tradicionais como a intensa relação com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios presente na capela, que todo ano recebe pagamentos de promessas por graças alcançadas pelos fiéis.

O acompanhamento e apoio à celebração pela Prefeitura de Ouro Preto faz parte da execução do plano de salvaguarda desse importante patrimônio imaterial do Município, promovendo condições de sua continuidade, valorizando a tradição e diversidade territorial de nossa cultura.

Revalidação

Esse ano ao comemorar 10 anos do Registro está sendo elaborado estudo que visa a revalidação do reconhecimento como patrimônio imaterial. Os parâmetros e procedimentos adotados no processo administrativo de Revalidação do Título de Patrimônio Cultural Imaterial foram estabelecidos pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural - CONEP, através da Deliberação Normativa nº 06/2018, que orienta que após 10 anos da inscrição do bem cultural em um dos livros de Registro, o município deverá apresentar relatório de revalidação cuja elaboração dar-se-á com a participação efetiva da comunidade detentora do bem.

Santo Antônio do Salto e o Fundão do Cintra

A festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ouro Preto, acontece no distrito de Santo Antônio do Salto, mais especificamente na localidade denominada Fundão do Cintra. A povoação do local é das mais antigas, com o estabelecimento de fazendas na região ainda nas primeiras décadas do século XVIII. O Fundão do Cintra encontra-se nos limites da divisão municipal entre Ouro Preto e Mariana, de fato, até a década 1950 a região pertencia ao município de Mariana, sendo ligada ao distrito marianense da Vargem, daí a denominação antiga da região como Fundão da Vargem.

Entre as belas paisagens de Ouro Preto, se destaca a pequena localidade do Fundão do Cintra, composta pelas montanhas, cachoeiras e pelo rio Gualaxo. É neste lugar bucólico que se encontra a capela de Nossa Senhora dos Remédios.

A Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra tem devotos espalhados por diversos lugares. Os apelos para a santa acontecem nas mais diversas situações, que vão desde, nos momentos de aflição, a esperança em uma situação de risco da saúde, até problemas mais simples que surgem no cotidiano dos devotos.

Pela devoção à santa, todos os anos grande parte de devotos retornam para cumprir promessas e reencontrar suas origens. A pequena imagem de roca de Nossa Senhora dos Remédios tem origem incerta, são mais conhecidos os seus milagres. Em agradecimento a eles, junto ao seu altar, estão diversos objetos, símbolos materializados que representam uma graça atendida. No entanto, os maiores esforços para homenageá-la parecem ser as tantas rezas, a festa e o especial cuidado com o qual a santa é tratada.

Para saber mais sobre a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e os demais bens registrados como patrimônio imaterial do município, é possível consultar os Dossiês dos Registros disponíveis aqui!

Programa de Valorização e Preservação do Patrimônio Imaterial

Criado em 2007 e vinculado à Secretaria de Cultura e Patrimônio, o Programa de Valorização e Preservação do Patrimônio Imaterial é responsável pela elaboração de mecanismos adequados de proteção e salvaguarda visando medidas que prezem pela permanência e valorização das manifestações culturais do Município de Ouro Preto.

Programação

Dia 3 de agosto – sábado

  • 17h30min – Saída das bandeiras da casa de Lourdes Bernardo (Outra Banda)
  • 18h30min – Chegada da Corporação Musical Bom Jesus das Flores
  • 19h30min – Celebração com participação do coral Grupo de Mães de Lavras Novas
  • Logo após coroação e levantamento dos mastros.

Dia 4 de agosto – domingo

  • 10h30min – Chegada da Corporação Musical 13 de junho de Santo Antônio do Salto e da Corporação Musical Santa Cecília de Passagem de Mariana.
  • 12h – Leilões
  • 13h30min – Missa festiva em honra a Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio, com a participação do Coral Santo Antônio e São Tarcísio
  • Procissão com as imagens de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio com a participação da Corporação Musical, coroação e benção final.

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS