De hoje até domingo a localidade de Fundão do Cintra, no distrito de Santo Antônio do Salto, celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios. A celebração é registrada como patrimônio cultural imaterial do Município de Ouro Preto.
O título de patrimônio imaterial de Ouro Preto foi recebido pela Festa de Nossa Senhora dos Remédios em 2009, após sua indicação para reconhecimento patrimonial e elaboração de pesquisas e acompanhamento da celebração. Os estudos demonstraram seu valor para a comunidade local, a importância simbólica da localidade e a permanência de práticas religiosas tradicionais como a intensa relação com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios presente na capela, que todo ano recebe pagamentos de promessas por graças alcançadas pelos fiéis.
O acompanhamento e apoio à celebração pela Prefeitura de Ouro Preto faz parte da execução do plano de salvaguarda desse importante patrimônio imaterial do Município, promovendo condições de sua continuidade, valorizando a tradição e diversidade territorial de nossa cultura.
Esse ano ao comemorar 10 anos do Registro está sendo elaborado estudo que visa a revalidação do reconhecimento como patrimônio imaterial. Os parâmetros e procedimentos adotados no processo administrativo de Revalidação do Título de Patrimônio Cultural Imaterial foram estabelecidos pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural - CONEP, através da Deliberação Normativa nº 06/2018, que orienta que após 10 anos da inscrição do bem cultural em um dos livros de Registro, o município deverá apresentar relatório de revalidação cuja elaboração dar-se-á com a participação efetiva da comunidade detentora do bem.
A festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ouro Preto, acontece no distrito de Santo Antônio do Salto, mais especificamente na localidade denominada Fundão do Cintra. A povoação do local é das mais antigas, com o estabelecimento de fazendas na região ainda nas primeiras décadas do século XVIII. O Fundão do Cintra encontra-se nos limites da divisão municipal entre Ouro Preto e Mariana, de fato, até a década 1950 a região pertencia ao município de Mariana, sendo ligada ao distrito marianense da Vargem, daí a denominação antiga da região como Fundão da Vargem.
Entre as belas paisagens de Ouro Preto, se destaca a pequena localidade do Fundão do Cintra, composta pelas montanhas, cachoeiras e pelo rio Gualaxo. É neste lugar bucólico que se encontra a capela de Nossa Senhora dos Remédios.
A Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra tem devotos espalhados por diversos lugares. Os apelos para a santa acontecem nas mais diversas situações, que vão desde, nos momentos de aflição, a esperança em uma situação de risco da saúde, até problemas mais simples que surgem no cotidiano dos devotos.
Pela devoção à santa, todos os anos grande parte de devotos retornam para cumprir promessas e reencontrar suas origens. A pequena imagem de roca de Nossa Senhora dos Remédios tem origem incerta, são mais conhecidos os seus milagres. Em agradecimento a eles, junto ao seu altar, estão diversos objetos, símbolos materializados que representam uma graça atendida. No entanto, os maiores esforços para homenageá-la parecem ser as tantas rezas, a festa e o especial cuidado com o qual a santa é tratada.
Para saber mais sobre a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e os demais bens registrados como patrimônio imaterial do município, é possível consultar os Dossiês dos Registros disponíveis aqui!
Criado em 2007 e vinculado à Secretaria de Cultura e Patrimônio, o Programa de Valorização e Preservação do Patrimônio Imaterial é responsável pela elaboração de mecanismos adequados de proteção e salvaguarda visando medidas que prezem pela permanência e valorização das manifestações culturais do Município de Ouro Preto.
Dia 3 de agosto – sábado
Dia 4 de agosto – domingo