17 DE AGOSTO DE 2019

Moradores de Santo Antônio do Leite continuam convivendo com ‘chuva’ de poeira


Ouro Preto
02 de agosto de 2019
Crédito: Michelle Borges

Por Michelle Borges

Moradores da Rua José Geraldo Pereira, no distrito de Santo Antônio do Leite continuam sofrendo com a falta de pavimentação da rua. Há anos eles pedem ajuda às autoridades para que sejam resolvidos os frequentes problemas com as nuvens de poeira, que os caminhões levantam na estrada.

A estrada liga o distrito à cidade de Ouro Branco e faz parte do caminho da Estrada Real. Os caminhões abastecem as mineradoras situadas ao longo do percurso e a movimentação começa logo cedo, por volta das 4h30 da manhã. A poeira não afeta só a saúde, mas também suja os imóveis, móveis e até mesmo estraga os eletrodomésticos de quem mora ao longo da estrada.

Há dois anos a reportagem de O Liberal esteve no distrito para relatar os mesmos problemas e desde então nenhuma medida foi tomada. Eles contam que o tráfego de caminhões diminuiu, mas ainda sim, há muitos problemas causados pela poeira. Ivete Ferreira Evangelista da Silva conta que já perdeu vários móveis e equipamentos. “A situação aqui é péssima, dia e noite é poeira, os meninos doentes, gripados, com pneumonia e até mesmo asma. A casa não tem como ficar limpa. Só computador, eu já perdi dois. A gente luta com dificuldade para comprar e estraga tudo, aqui não tem jeito. Estamos jogados às traças”, lamenta a moradora que mora no local há mais de 60 anos e relembra que o problema é antigo.

Outra moradora, Vera Lúcia de Souza, conta que, além dos problemas relatados pela vizinha Ivete, outro transtorno é na hora de lavar a roupa. “A gente lava por lavar, pois quando vai tirar do varal, tá tudo dura e suja de poeira. Não tem onde colocar”, explica.

Além da poeira, outro problema em algumas casas da rua são as rachaduras nas estruturas devido a infraestrutura inadequada.

Muitos moradores, que tinham a opção de irem para outros lugares, deixaram suas casas, mas outros, sem saberem do problema, se mudaram recentemente e já estão arrependidos. Maria José da Silva de Freitas se mudou há um ano e diz que se pudesse, voltaria. “Estou muito arrependida, além do barulho, os meus filhos sempre estão gripados. Agora os caminhões passam mais devagar, porque a estrada também está péssima, mas ainda assim a situação é crítica”, ressalta.

José Geraldo de Oliveira é usuário das rodovias MG-030 e da MG-440, que passam pelos distritos de Santo Antônio do Leite, Engenheiro Corrêa e Miguel Burnier. Ele explica que há quatro anos reclama no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – (DEER/MG) mas nenhuma ação é tomada. “A estrada está cheia de buracos, parecendo caminho de bois, com pontes caindo, sem nenhuma manutenção. Precisamos que alguém interceda por nós e resolva logo essa situação. Eu faço várias reclamações e só recebo protocolos como resposta”, reafirma José.

Segundo o Departamento de Infraestrutura da Prefeitura de Ouro Preto, a Rua José Geraldo Pereira é responsabilidade do Estado, pois não é registrada como urbana, assim não podem fazer nenhuma intervenção, apenas amenizar o problema molhando a estrada com caminhão pipa.

Em resposta ao Liberal, o DEER disse que o departamento está concluindo a vistoria dos segmentos não pavimentados nas duas vias para definir a programação de manutenção destas rodovias, de acordo com a disponibilidade financeira.

Projetos

Em junho de 2010, o governador da época, Antônio Anastasia, lançou o programa Caminhos de Minas, que previa a pavimentação de estradas entre municípios, entre elas estava a de Santo Antônio do Leite. Sobre esta ação, o DEER disse que “a obra de pavimentação, que integrava o programa, está com o projeto de engenharia concluído, porém a obra não foi licitada”, explicou em nota e ainda concluiu que, “diante da atual situação financeira do Estado, ratificada com o Decreto 47.615/19, que decretou calamidade financeira em Minas Gerais, não há ainda previsão de retomada e conclusão das obras”.

Álbum de Fotos

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS