17 DE AGOSTO DE 2019

Vida e morte de trapaceiro


A cidade e Eu
09 de agosto de 2019


LEMBRO-ME dos anos idos de minha juventude, na Universidade de São João Del Rei, primeira faculdade a ser aberta, no Colégio São João Bosco, e, a alegria dos alunos para participar das aulas de Letras Neolatinas. Corria o ano de 1955! Eu fi-la até o 3º ano, completada e adaptada ao Curso de Letras Anglo-germânicas, em Divinópolis, nos anos de 1969/1970.

Naquela época, como aluno universitário, fiquei conhecendo, por informações jornalísticas, um extraordinário homem de negócios internacionais chamado “Serge Rubinstein, um dos maiores líderes financeiros do mundo. Mas, ao invés disto, se tornou um dos escroques do seu tempo. Na ânsia de fazer fortuna, teve até o elogio de uma das autoridades mais eminentes do mundo, especialmente da Inglaterra, que foi John Maynard Keynes, com estas palavras proféticas: “Você, Serge Rubinstein, será uma das grandes, das maiores figuras financeiras do mundo”.

O jovem avançou de alma e corpo no campo dos negócios, de maneira tão imoral e falta de ética – com a venda de sua consciência para os crimes financeiros de ordem internacional – que acusado de todos os crimes conhecidos no mundo dos negócios terminou estrangulado aos 27/01/1955, em seu quarto, em Nova York.

ESTA DOLOROSA história está contada em “As Melhores Histórias Reais de Crime, Mistério e Suspense” da Seleção do Reader’s Digest. Esta história real, dolorosa, insensata, quis narrá-la, não para depreciar ninguém, porque não tenho este direito, nem esta formação humana. Mas, para mostrar aos nossos(as) leitores(as) que, na vida política, comercial, financeira, o fim não justifica os meios, jamais!

Na vida pública, a honestidade, o princípio moral, o comportamento ético, são normas fundamentais do sucesso do comportamento humano, com honra e dignidade. Vale a pena lutar pelo poder, sem jamais subestimar os mais fracos, os mais pobres, os mais humildes, os mais deserdados da sorte, pela insanidade política pretenciosa e desonesta de pessoas desqualificadas.

O mundo hoje, através de sua população alimentada pela internet, pelas redes sociais, através do celular, está mais consciente de seus direitos e suas vontades, amplamente esclarecidas e atualizadas. Itabirito deu prova disto.

PREFIRO TERMINAR com a mensagem secular do mais sábio jurista do último século, Ruy Barbosa de Oliveira, quando assim escreveu, para nós todos, sem exceção: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

Nas disputas, em cidades do interior, nem sempre atuam pessoas honestas e éticas na política. O povo está esclarecido e age, com mais conhecimento e decisão, na escolha de dirigentes políticos mais afinados com suas ideias e necessidades sociais. Estamos no século XXI.

Veja mais


A cidade e Eu
16 de ago de 2019
Calendário registra dia do homem...

A cidade e Eu
02 de ago de 2019
Itabirito: eleição para prefeito e vice...
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS