24 DE JANEIRO DE 2020

Exemplo para os jovens hoje


A cidade e Eu
23 de agosto de 2019


O MUNDO moderno está em franca busca do progresso em todos os setores do conhecimento. Os jovens, cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres, buscam nas cidades grandes, especialmente universitárias, fontes para uma formatura privilegiada e amadurecida. Muitos, quando deixam as universidades, encontram melhor e mais encaminhamentos à prática profissional que escolheram: Medicina, Direito, Administração, Computação, Engenharia, Odontologia, etc. Os meios de comunicação cada vez mais adiantados aproximam  não somente as  distâncias, mas, também, os centros mundiais do saber, do conhecimento, da especialização. As universidades, apesar dos elevados preços, são hoje um atrativo incondicional para muitos estudantes. E, a ânsia do saber e da busca por salários, rendimentos cada vez melhores e ambicionados. Os países mais ricos sempre oferecendo melhores condições de especialização. Não fossem os custos tão altos, muitas inteligências não perderiam a oportunidade de conquistar elevados patamares escolares em suas vidas.

A internet, as tvs, os celulares, os jornais, as rádios de grande alcance, estão presentes, com toda a facilidade que oferecem, ao alcance da juventude estudiosa, que procura uma profissão que se ajusta adequadamente à sua vocação.

O Brasil oferece exemplos dignificantes de homens e mulheres que gozam de reputação profissional, como modelos vivos, vitoriosos em suas atividades profissionais. Nada melhor para estimular os jovens de hoje, em sua caminhada universitária. Este é o lado bom, esperançoso e bonito para os(as) nossos(as) filhos(as), quer respondem “presente” aos ensinamentos paternos e maternos.

EZRA POUND, uma das maiores escritoras, resume numa palavra seu maior e melhor conceito de estímulo aos jovens profissionais quando escreveu “Renove-se Sempre!”, ou seja, não caia na multidão daqueles que confiam só no passado. O caminho está aberto para quem deseja caminhar no bem, na verdade, no conhecimento, sem jamais desprezar ou esquecer-se do Código de Ética que os formandos juraram obedecer durante sua vida profissional. Infelizmente, muitos profissionais que se entregaram à política, cegos pelo lucro imediato, perdem a ética (que é uma característica pessoal) e a moral (que orienta a pessoa na sociedade).

Felizmente, nos nossos parlamentos, ainda se registram políticos, administradores e profissionais diversos, que honram e dignificam sua vontade de ganhar a vida com honra e dignidade. Não se vendem às más circunstâncias, nem às buscas de meios ilícitos de enriquecimento desonesto. A estes os aplausos da nossa juventude estudiosa e sadia. À aqueles a repulsa de quem esperava o bom exemplo, como modelo a seguir.

ENFIM, veja o exemplo milenar de um jovem que deu a volta por cima, venceu para nos ensinar que é sempre possível mudar quando se deseja firmemente: “Nascido na cidade africana de Tagaste, depois de uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão, e sobretudo graças às orações e lágrimas de sua mãe Santa Mônica. Ordenado sacerdote, foi durante 34 anos bispo de Hipona, no norte da África. Além de pastor dedicado e zeloso, foi intelectual brilhantíssimo, dos maiores gênios já produzidos em dois mil anos de História da Igreja. Escreveu numerosas obras de Filosofia, Teologia e Espiritualidade, que exerceram e ainda exercem enorme influência. Combateu vigorosamente as heresias de seu tempo. De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: é um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo” (Almanaque São Geraldo, 2017).

Veja mais


A cidade e Eu
21 de jan de 2020
Juízes não aceitam mordaça...

A cidade e Eu
14 de jan de 2020
A vitória começa pela palavra...












QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS