25 DE SETEMBRO DE 2018

Para marcar a história: Itabirito vira capital internacional do mountain bike


Itabirito
06 de setembro de 2018


Itabirito se transformou na capital internacional do mountain bike no último domingo, dia 2 de setembro. Com a participação de centenas de ciclistas, de várias nacionalidades, o Campeonato Internacional de MTB atraiu grande público ao Alto do Cristo.

"Uma competição como essa, como sempre faço questão de dizer, é investimento, inclusive na saúde. Isso é fantástico. A gente tem realmente uma pista privilegiada e essa oportunidade foi especial. Estamos muito felizes em ver a estrutura espetacular que foi montada aqui. Esporte é vida", exaltou o Prefeito Alex Salvador.

De prata da casa a ciclista olímpico

Um dos destaques foi a participação do multicampeão Rubens Donizete Valeriano, o Rubinho, que representou o Brasil nas últimas três Olimpíadas. "A pista de Itabirito é muito top, muito técnica. O clima também é legal. Aqui é muito divertido, a galera ali em peso torcendo", avaliou o ciclista, que competiu na categoria elite.

Sentimento compartilhado com os demais ciclistas. "Meus irmãos, meu pai, toda a minha família pedala. Eu pedalo desde criança. Aqui em Itabirito foi a primeira vez que vim. Gostei da pista", destacou Kelly Olimpio, de Tiradentes. "A gente não pode deixar de correr em casa, ainda mais com um evento e uma estrutura dessas. Para mim, de XCO, a pista do Alto do Cristo é a melhor do Brasil, principalmente pela visão para o público assistir", acrescentou o prata da casa Thales Araújo Silva.

Organizador destaca receptividade

Para o organizador da competição, Felipe Avelar, o balanço foi positivo. "Foi muito mais bacana do que a gente esperava. Realmente, Itabirito é uma cidade acolhedora, que vive o mountain bike há muitos anos e nos abraçou com muito carinho. Nós fizemos de tudo para retribuir à altura", assegurou.

O presidente da Federação Mineira de Ciclismo - FMC foi além. "A pista de Itabirito atende não só à modalidade XC (cross country), mas também ao downhill. É um privilégio do município. A intenção da federação, por tudo o que está acontecendo hoje aqui, é tentar conseguir junto à Confederação Brasileira a realização do Campeonato Brasileiro de XC de 2019 aqui", antecipou Paulo Aquino.

Público lota Cristo e elogia iniciativa

A associação do belo cenário do Alto do Cristo à prática de esportes também foi aprovada pelo público. "É um prazer enorme prestigiar um evento em que a Prefeitura de Itabirito promove saúde, cultura e mudanças de paradigmas, colocando no domingo das famílias algo que transforma vidas. É muito importante reconhecer e parabenizar", afirmou o cardiologista e médico do esporte Christian Drumond, que veio de João Monlevade.

Quem também fez questão de prestigiar foi o itabiritense Diego Oliveira. "Também sou organizador de eventos de ciclismo. Mas uma estrutura dessa aqui é inédita em Itabirito. É um super evento. Os próprios atletas estão muito satisfeitos", comemorou.

Veja mais











QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS