16 DE SETEMBRO DE 2019

Saae de Itabirito recebe autorização para levar água para moradores da BR 040


Itabirito
30 de agosto de 2019


O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) de Itabirito deu um passo importante no processo para levar água tratada para a região da BR 040. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) concedeu um Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental (Daia) para a construção de uma rede adutora no interior do Monumento Natural Estadual Serra da Moeda (MONA) para abastecer parte da região.

A chefe de Setor Socioambiental do Saae, Heloísa França e o assessor jurídico do Saae, Eduardo Quintanilha de Albuquerque, estiveram na sede da regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Conselheiro Lafaiete, na tarde da última quinta-feira (22) para receber a Daia.

Com a autorização, o Saae vai iniciar o processo para levar água da Unidade de Tratamento de Água (UTA), localizada na BR 040, até o condomínio Villa Bella, beneficiando mais de 300 residências, além de empreendimentos futuros na região.

O projeto de abastecimento prevê a construção de 4 km de rede, sendo 2,2 km passando pelo MONA da Serra da Moeda. No projeto da obra, foram feitos uma série de estudos para atingir a melhor alternativa locacional, com menor impacto ambiental e supressão de vegetação possível.

Segundo Heloísa França, a Licença Ambiental é um reconhecimento do IEF ao trabalho do Saae em mitigar os passivos ambientais comumente encontrados nas atividades de saneamento básico. “Isso reflete a preocupação e o respeito do Saae para com o meio ambiente, frutos de uma gestão voltada para o crescimento sustentável”, explicou Heloísa.

O diretor-presidente do Saae de Itabirito, Wagner Melillo, contou que o projeto de abastecimento teve início em 2016, trata-se de uma conquista importante para incrementar o saneamento básico naquela região e que o início das obras está previsto para o final do ano.

Ele acrescentou que, além da adutora, o Saae vai instalar por iniciativa própria um hidrante nas proximidades do condomínio Villa Bella para ajudar o órgão ambiental nos combates aos incêndios comuns na região nos períodos de seca. “Somos reconhecidos pela qualidade da água que distribuímos, mas não paramos de trabalhar para avançar ainda mais e cumprir todas as metas traçadas para Itabirito, sobretudo para os residentes da BR 040 nos próximos anos”, finalizou.

Wagner ressaltou que Itabirito apresenta índices de 98,08% de água tratada, além de apresentar um dos melhores abastecimentos do país.


Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS