16 DE DEZEMBRO DE 2018

Prefeitura promove desfile cívico com o tema “Diversidade e Respeito”


Mariana
06 de setembro de 2018
Crédito: Eliene Santos

A diversidade nos enriquece e o respeito nos une.  Pensando nisso, a Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Educação, em parcerias com outras secretarias, promoveu, neste sábado, 1º de setembro, o desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil com o tema “Diversidade e Respeito”. O evento reuniu cerca de 800 alunos da rede municipal, estadual e privada de Mariana.

“Estou simplesmente encantado com o que essas crianças trouxeram para as ruas. Elas apresentaram um pouco do que temos nesse Brasil que é tão grande, rico e diverso, e mostraram que a única coisa que precisamos para viver em harmonia é o respeito pelas diferenças. Parabenizo os profissionais envolvidos pelo belíssimo trabalho, pela organização impecável e, principalmente, pela mensagem repassada nessa praça”, destacou o prefeito Duarte Júnior que prestigiou o evento ao lado de secretários e do seu vice, Newton Godoy.

Cada escola escolheu um subtema que se relacionasse ao tema definido para o desfile desse ano. Teve escola que falou sobre o respeito ao idoso, respeito ao homem do campo, sobre a valorização da cultura jovem, a imigração no país, a diversidade culinária, preservação do patrimônio público e outros. A Escola Municipal Dante Luiz dos Santos, da Barroca, por exemplo, trouxe para o desfile uma antiga manifestação cultura e religiosa, que é o congado. “Pensamos em abordar sobre uma manifestação que é conhecida em todo o Brasil e que temos bem pertinho da gente, que é o congado. Na Barroca temos o Congado de Nossa Senhora do Rosário. A gente acredita que momentos como esse é uma oportunidade de valorizarmos a nossa riqueza cultural”, destacou a aluna Emily Gabriela.

Já o Centro de Educação Municipal Padre Avelar (CEMPA), falou sobre a diversidade étnica. “Sabemos que o Brasil é um país com grande diversidade étnica e que é necessário uma reflexão sobre os direitos de todos os povos. Quisemos mostrar que a nossa diversidade étnica exige igualdade social nas leis para refletir na escola, no mercado de trabalho e na vida, de um modo geral”, explicou o diretor Helerson Freitas.

Além das escolas o evento também contou com a presença da Guarda Municipal e das fanfarras de Santa Rita, Ouro Preto e Itabirito, da Comunidade da Figueira e da APAE e do Grupo de Escoteiros de Mariana.



Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS