21 DE OUTUBRO DE 2019

Ouro Preto terá comissão especial de apoio às produções cinematográficas


Ouro Preto
20 de setembro de 2019
Crédito Ane Souz

O objetivo da comissão será divulgar informações relevantes sobre a cidade e esclarecimentos burocráticos que facilitem a ocorrência de produções audiovisuais e multimídia no município

Através do decreto N° 5.335, de 27 de março de 2019, assinado pela Prefeitura, ficou registrado que será criada uma comissão especial encarregada de estudar, elaborar e implantar no município a Ouro Preto Film Commission. A comissão funcionará junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e, além desta, irão compor a comissão representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal da Casa Civil, Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, além de representantes das produtoras de vídeo independentes, das tvs locais e das instituições federais de ensino superior.

O objetivo da Film Commission será facilitar e oferecer soluções para as diversas demandas de filmagem no município, além de fornecer incentivo para a economia criativa local. Levando em consideração o rico cenário que o município oferece em termos arquitetônicos, históricos e naturais, espera-se um grande crescimento na economia da cidade. Outro setor que receberá grande ganho é o de turismo, indústria e comércio, aliado à geração de empregos para a população e à visibilidade em nível nacional e até mundial para Ouro Preto.

Segundo o diretor executivo do CVB, Willian Adeodato, “existem vários exemplos do aumento do turismo em cidades que serviram de cenário para produções cinematográficas. Na Escócia, por exemplo, a produção do filme Coração Valente resultou em um aumento de 300% no número de visitantes após a estréia do filme. O filme Missão Impossível, que usou como cenário os parques de Sydnei, na Australia, resultou também em um aumento de mais de 300% no número de visitantes no país. São números representativos que foram estimulados por produções cinematográficas que foram negociados pelas film commissions destas cidades”.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, também exaltou o crescimento que a implantação da Film Comission poderá trazer para o município: "é um exemplo de sucesso em vários países do mundo e também em algumas cidades e estados do Brasil. O avanço nestas políticas e a atração desta indústria para Ouro Preto é extremamente importante, pois irá gerar empregos, visibilidade como destino turístico".

A Minas Film Commission é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e funciona como uma estrutura de apoio à produção audiovisual e acompanha os produtores nas buscas por locações, facilita o acesso e o diálogo com as instituições públicas e órgãos do Estado, fornece informações a respeito de licenças e autorizações necessárias para a realização de filmagens, além de orientar na contratação de outros serviços. Sendo assim, um dos objetivos do decreto é incluir Ouro Preto nesta iniciativa, através da criação de um site com informações cruciais sobre a cidade para as produções audiovisuais.

O próximo passo agora é a criação de um edital convocando os representantes de cada instituição para elaboração de uma agenda com o objetivo de definir um plano de ação e dar início aos trabalhos.

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS