20 DE OUTUBRO DE 2019

Cerca de 250 moradores participam de simulado de rompimento de barragem


Mariana
27 de setembro de 2019
Crédito: Eliene Santos

No último sábado, 21, cerca de 250 moradores das comunidades de Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas participaram de um simulado de rompimento de barragem, promovido pela Defesa Civil de Mariana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Mariana, Webert Stopa, o treinamento tem como objetivo preparar a comunidade para que todos saibam como agir de forma adequada em casos de situações de emergência. “O simulado foi planejado de forma preventiva para que os moradores tomem conhecimento dos pontos de encontro, das rotas de fuga, e para que possam ser informadas sobre o melhor local para deslocar em caso de rompimento”, afirmou.

Para o morador de Ponte do Gama, José Silvério dos Santos, estar preparado para situações de emergências é essencial para manter a ordem e evitar que as pessoas ajam com desespero, como foi no dia do rompimento da barragem de fundão. “Se soubéssemos como agir em 2015, quando passamos por uma situação real de rompimento, evitaríamos uma série de fatores, inclusive, salvaríamos vidas”, disse.

Com a ação, a Defesa Civil de Mariana e a Estadual puderam medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades no exercício. “Em Ponte do Gama, por exemplo, a comunidade, principalmente, superou nossas expectativas. Os moradores desempenharam um excelente trabalho na questão da promoção do alto salvamento”, ressaltou Stopa.

O simulado foi promovido pela Defesa Civil de Mariana, em parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e com apoio da Samarco e é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco.

Saúde – Os moradores também puderam aferir a pressão e glicose nos pontos de encontros. Além disso, a equipe do Departamento de Zoonoses disponibilizou doses da vacina antirrábica para cães e gatos.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS