21 DE OUTUBRO DE 2019

52 focos de incêndio combatidos em Itabirito em 22 dias


Itabirito
27 de setembro de 2019


Por Marcelo Sena

Novo comandante comenta os desafios à frente dos Bombeiros Municipais de Itabirito

Entre os dias 01 e 23 de setembro, 52 chamados de combate a incêndios foram atendidos pelos Bombeiros Municipais de Itabirito. As informações foram concedidas pelo Comandante Rubens Matos, que assumiu a coordenação da corporação no último dia 02.

Os motivos dos chamados, em sua maioria, foram relacionados à limpeza de lotes e pastagens, além de incêndios em matas fechadas e áreas de preservação ambiental. De acordo com o comandante, 95% dos casos atendidos correspondem a incêndios criminosos.

“A demanda do município tem crescido muito nos últimos dias. Já aconteceu de enviarmos um destacamento três vezes em um dia ao mesmo local para combater focos de incêndio. Controlávamos os focos e o proprietário ateava fogo novamente”, lamenta o comandante Rubens.

Provocar incêndios em matas e florestas é crime ambiental, de acordo com artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais. A pena prevê reclusão de dois a quatro anos. O código penal também prevê, no artigo 250, prisão de três a seis anos, a quem causar “incêndio expondo a vida, integridade física ou patrimônio de outro a perigo”.

Em Itabirito, a legislação municipal proíbe a utilização de fogo para limpeza de lotes e pastagens, além de outras disposições quanto à poluição ambiental e atmosférica, por meio da lei municipal 2.417/2005. As multas, de acordo com a gravidade da infração, vão de R$ 400,00 a R$ 80.000. Além do combate aos focos de incêndio, o comandante Rubens informou sobre os desdobramentos dos chamados recebidos. “Todas as ocorrências são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável por apurar, notificar e multar os responsáveis”.

Ao fim de seu primeiro mês no comando dos Bombeiros Municipais de Itabirito, o comandante comentou sobre as metas e desafios à frente da equipe de 25 integrantes. “Atender com excelência e profissionalismo tem sido uma meta e um compromisso com a comunidade. O meu maior desafio é auxiliar os meus colegas de trabalho para que todo o município de Itabirito seja atendido da melhor forma”.

Nesta gestão, também foi criado o cargo de subcomandante dos BM de Itabirito, assumido pelo Inspetor Douglas. De acordo com o comandante Rubens, a criação do cargo não gerou custos adicionais aos cofres do município e visa otimizar a interlocução entre a coordenação, a equipe e a comunidade.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS