20 DE OUTUBRO DE 2019

Ouro Preto ganhará destaque no desfile da São Clemente na Sapucaí


Ouro Preto
04 de outubro de 2019


A agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca vai levar para a passarela do samba os cenários setecentistas de Ouro Preto

Para o desfile da São Clemente, o enredo do carnavalesco Jorge Silveira destaca a expressão popular “Conto do Vigário”, que significa “passar a perna em alguém”. Supostamente, a origem vem de Ouro Preto, na antiga e tradicional disputa entre as paróquias do Pilar e a da Conceição pela imagem de Nossa Senhora.

Dizem que, no século XVIII, um dos vigários propôs que a santa fosse colocada em um burro entre as duas igrejas, e a imagem ficaria com aquela que o animal escolhesse seguir em direção. Só que o tal vigário já sabia que o animal estava acostumado a trilhar os caminhos do Pilar e, como não podia deixar de ser, o burro seguiu sua querência, deixando os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição de mãos vazias.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, foi ver de perto o andamento da produção das alegorias carnavalescas, numa visita informal ao barracão da São Clemente (foto). Após conferir os trabalhos dos carnavalescos, já bastante adiantados, ele garante que será um desfile exuberante. “Os cenários de Ouro Preto estão sendo artisticamente recriados nos mínimos detalhes, com muita habilidade, sensibilidade e riqueza”, disse o secretário.

Para Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, o desfile da São Clemente destaca Ouro Preto no carnaval do Rio de Janeiro, tradicionalmente classificado como ‘o maior espetáculo da Terra’. “É um marketing importante que amplia aos olhos do país e do mundo os atrativos da cidade de Ouro Preto como destino turístico, inclusive, durante o próprio carnaval”.  Vale ressaltar que a homenagem à Ouro Preto no carnaval carioca se deu de forma espontânea, resultado de pesquisa histórica feita pelo carnavalesco Jorge Silveira e, ao contrário do que muitos pensam, não envolve nenhum investimento por parte Prefeitura. “Nossa escola está extremamente feliz com essa escolha”, ele conta.

No próximo sábado, 5 de outubro, após dois meses de disputa, encerra-se o concurso que definirá o samba enredo o qual irá embalar os foliões da São Clemente, a primeira escola a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, na segunda-feira de Carnaval.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS