20 DE OUTUBRO DE 2019

Família Acolhedora – proteção e afeto a crianças e adolescentes em Ouro Preto


Ouro Preto
04 de outubro de 2019
Crédito: Ane Souz

O lançamento do Serviço de Acolhimento Familiar foi oficializado no dia primeiro de outubro pela Prefeitura de Ouro Preto

Em um encontro que reuniu o prefeito e o vice, Júlio Pimenta e Tico; o procurador geral do Município, Geraldo Rodrigues Rioga; representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, imprensa local e convidados, a Administração Municipal apresentou a nova ação social que foi implantada em Ouro Preto: o serviço Família Acolhedora. O objetivo é promover o bem-estar e a proteção a menores que foram afastados da família de origem por medida judicial.

Para isso, famílias ou pessoas solteiras, previamente selecionadas, cadastradas e capacitadas pela equipe técnica, acolhem a criança ou o adolescente temporariamente. É o caso da Vanda Mendes, que foi ao lançamento para entender o serviço e quer receber uma criança em sua casa. “Sempre tive vontade e gostaria de participar”. Outra convidada, Ivana Guimarães, considera o serviço ”excelente e muito humano”.

Segundo Sabrina Oliveira, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, “é cientificamente comprovado que as crianças que são acolhidas nos abrigos institucionais têm perdas cognitivas, de afeto e de desenvolvimento, então, com a Família Acolhedora, nós diminuímos esses danos”.

O prefeito Júlio Pimenta reforça: “é importante porque ao invés das crianças irem para o abrigo ou para a Casa Lar, elas vão para um lar, onde serão recebidas com muito mais carinho, amor e aconchego familiar”.

Interessados em participar do Serviço de Acolhimento Familiar podem procurar a Sala da Família Acolhedora, localizada no CREAS Vila São José (Dr. Orlando Ramos, 55), de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Telefone: 31 3559-3369. E-mail: familacolhedora@ouropreto.mg.

Sobre o Serviço Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento Familiar é previsto pela Constituição Federal, Art.227, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, Art.34.

Em Ouro Preto, o Serviço da Família Acolhedora foi instituído pela Lei nº1100, de 21 de junho de 2018, e regulamentado pelo Decreto nº 5472, de 09 de setembro de 2019.

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS