21 DE OUTUBRO DE 2019

Marzagão recebe Vale e Prefeitura de Itabirito para elaboração de novos projetos socioambientais


Itabirito
04 de outubro de 2019


Primeira reunião teve objetivo de entender a realidade dos moradores e realizar um Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP)

No último sábado (28), os moradores do Marzagão se reuniram no salão comunitário da comunidade para participar de um encontro com representantes da Prefeitura de Itabirito e da Vale. O encontro teve o objetivo de realizar um diagnóstico socioambiental participativo da comunidade. “Essa é a primeira reunião. Vamos fazer uma parte dinâmica, com uma metodologia própria, e os moradores definem quais são as ações que eles querem de educação ambiental para a comunidade. A partir daí, nós vamos construir os projetos e trazer para a comunidade validar, para então serem desenvolvidos”, destacou Patrícia Vasconcelos, coordenadora técnica do Programa de Educação Ambiental da Vale.

A coordenadora ainda ressaltou a importância da participação dos moradores: “O programa é da comunidade, para a comunidade. Ele tem que ser construído, por isso que ele chama: socioambiental participativo. Ele é um programa da comunidade, com o apoio da Vale. Por isso, é importante a comunidade estar presente, participar”.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira esteve na reunião e ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura, a Vale e a comunidade, para atender as demandas da comunidade. “É muito bom termos essa parceria, muito importante. Assim podemos encontrar as melhores soluções, para que sejam atendidas as necessidades dos moradores do Marzagão”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Meio Ambiente, Frederico Arthur Souza Leite: "Essa reunião é fundamental para que a Vale possa traçar suas estratégias de relação com a comunidade, como também desenvolver seus programas de acordo com as demandas que a própria comunidade apresenta hoje”. O secretário acredita que é fundamental a participação do poder público nessas iniciativas, “exatamente para entender essas demandas e poder desenvolver os programas e projetos, de acordo com a realidade local”.

A moradora do Marzagão, Geanisse Pinheiro, fez questão de participar na iniciativa: “Eu achei a reunião muito boa, porque gerou em nós uma expectativa de finalmente termos os nossos principais problemas solucionados. É importante trazermos uma consciência maior da nossa participação, do nosso valor dentro da comunidade”.

Como parte do programa, devem acontecer outras duas reuniões com a comunidade. O cronograma prevê que o segundo encontro será para construir, junto dos moradores, os objetivos do trabalho, com foco ambiental; e o terceiro será para que os moradores possam avaliar os projetos.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS