05 DE JUNHO DE 2020

Carrapatos pelas praças e áreas públicas


Ouro Preto
14 de setembro de 2018


O vereador Chiquinho de Assis (PV) levou para a Câmara de Ouro Preto essa semana um pedido de informações à Secretaria de Saúde sobre os procedimentos adotados com relação ao combate a carrapatos na cidade. O vereador inclusive elencou doenças que estão diretamente ligadas a picada do artrópode. Ele também pediu informações sobre os registros dessas doenças em Ouro Preto e chamou a atenção dos proprietários de cavalos e outros animais que os deixam soltos sem o devido cuidado pela cidade.

“Nesses momentos em que as temperaturas elevam, conseguimos observar maior predominância de carrapatos e nos têm chegado várias reclamações sobre o grande número de carrapatos no município, que as pessoas estão relacionando com a quantidade de animais soltos nas ruas da cidade.

Portanto, e uma das perguntas para o setor de vigilância em saúde é com relação as enfermidades causadas e/ou transmitidas pela picada de carrapato. Às vezes os carrapatos podem transmitir bactérias, vírus e outras doenças além da febre maculosa, que é a mais lembrada pela população e que não é a única. Existem mais de 10 males que podem vir das picadas dos carrapatos. Com relação a febre maculosa já temos notícias de caso da doença adquirida, por picada, dentro do Parque do Itacolomi, que é aberto à visitação. Sabemos da presença de carrapatos nas nossas praças, em parquinhos e outros locais da cidade. E aí, encontramos também a falta de responsabilidade dos proprietários de animais de grande porte, principalmente, que largam os bichos de qualquer forma, por aí. Lembramos que existe legislação pra esses casos e ela precisa ser encarada de forma mais severa. Da mesma forma e para tranquilizar, pedimos informações do poder público com relação aos dados e se existe previsão para realização de medidas de combate aos carrapatos”.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS