20 DE OUTUBRO DE 2019

Guarda Municipal de Itabirito recebe treinamento para uso de novos equipamentos


Itabirito
04 de outubro de 2019


Os agentes de segurança pública participaram de curso com duração de dois dias

A Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI) recebeu um treinamento para uso de novos equipamentos de menor potencial ofensivo, que foram adquiridos recentemente pela Prefeitura de Itabirito. Durante dois dias, 24 e 25 de setembro, o antigo galpão da Delphi recebeu toda a equipe da guarda municipal para a oportunidade de aprimoramento.

Segundo o GM e instrutor credenciado pela empresa que fabrica os equipamentos, André Luiz Barbosa, todos os guardas municipais têm que passar pelo curso para serem credenciados. “Os equipamentos adquiridos trarão mais segurança para os agentes atuarem no dia a dia, de forma a trazer mais tranquilidade para a sociedade e prestar maior auxílio para os órgãos municipais”, ressalta.

De acordo com o também instrutor e GM, Tércio Viega, o objetivo principal desse treinamento é demonstrar como trabalhar com os equipamentos de forma segura, beneficiando toda a sociedade itabiritense. Ele pontua que os novos conhecimentos e ferramentas serão utilizados “nas diversas ocorrências referentes à perturbação do sossego, proteção do patrimônio público, e da proteção do servidor municipal e da população”.

Com relação ao treinamento, o instrutor Tércio Viega esclareceu: “Temos todo um processo de avaliação, tanto técnica - pelo três instrutores capacitados - quanto a prova teórica que realizamos. Fazemos também uma avaliação do aluno, segundo a sua conduta no treinamento”.

Estiveram presentes, durante o treinamento, o vereador Dr. Edson e a vereadora Rose da Saúde. “É importante acompanhar o trabalho da Guarda Municipal e testemunhar como a equipe está tendo a oportunidade de se capacitar para melhor atender à população. Deixo meus parabéns a todos os agentes e à Prefeitura de Itabirito”, destacou Rose da Saúde.

Dentre os novos equipamentos a serem utilizados pela Guarda Municipal estão: a spark (que é um equipamento elétrico), lançador com os projéteis de borracha, bombas fumígenas, gás lacrimogêneo; além das granadas de efeito moral, de pimenta e as de múltiplos impactos.

As novas medidas dentro da Guarda Municipal seguem a legislação vigente. O R105 é o decreto do Exército Brasileiro que regulamenta a venda e aquisição desse tipo de armamento. E, conforme a portaria interministerial 4226, deve ser portado o mínimo de dois instrumentos de menor potencial ofensivo, quando houver necessidade de uso da força.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS