29 DE MAIO DE 2020

Crianças de Itabirito aprendem a fazer o Pastel de Angu


Itabirito
11 de outubro de 2019


Prefeitura de Itabirito ensina o modo de fazer do Patrimônio Imaterial da cidade para cerca de 140 alunos

A Prefeitura realiza o Projeto Pastel de Angu – Patrimônio Imaterial de Itabirito, em que os alunos da Pré Escola Vovó Ana, Creche Cantinho Feliz e Escola Municipal Laura Queiroz puderam aprender um pouco da história do modo de fazer o Pastel de Angu, consagrado como Patrimônio Imaterial de Itabirito desde 2010.

Cerca de 140 alunos participaram das oficinas, que aconteceram entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. As responsáveis por transmitir a cultura aos alunos foram as mantenedoras Conceição de Paula Moreira, Nilda Jeneire Silva e Inês de Souza Lima, que contaram um pouco da história desse bem imaterial de Itabirito. O trio ainda ensinou os alunos a manusear a massa, além de mostrar como é feita a famosa “bordinha“ do pastel.

Além de saber todos os segredos que envolvem a receita do pastel mais famoso da cidade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o Patrimônio Cultural de Itabirito, em lições sobre os bens tombados e registrados no município, ressaltando a importância da preservação e conservação do Patrimônio Cultural. “Transmitir para as crianças o aprendizados sobre os bens patrimoniais da cidade é valorizar a identidade e memória que compõem o patrimônio de Itabirito, possibilitando, assim, sua apropriação, salvaguarda e preservação”, destacou Alessandra Baêta, da divisão de Memória e Patrimônio de Itabirito.

Finalizando as atividades, os alunos que participaram das oficinas puderam degustar essa iguaria de Itabirito.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS