20 DE OUTUBRO DE 2019

Festa do Pastel de Angu movimenta o fim de semana de Itabirito


Itabirito
11 de outubro de 2019
Durante a Festa foi possível aprender a fazer o Pastel de Angu

Chama o Síndico e Falamansa foram as atrações principais da festa em 2019

Itabirito celebrou a sua iguaria com a Festa do Pastel de Angu. Milhares de pessoas lotaram a Praça da Estação no sábado (05) e no domingo (06), para curtir muita música boa e se deliciar com os pasteis, dos mais variados recheios, das 14 mantenedoras que participaram desta edição, nos dois dias de evento.

Além das atrações principais, a festa contou com a participação de sete bandas locais, que deixaram o seu recado no palco. Para o músico Marcelo, que faz dupla com Deyvisson, é sempre bom se apresentar numa festa que mostra a cultura de Itabirito. “Adoro tocar na nossa cidade e é sempre bom ver a Prefeitura valorizar esse evento, que enaltece o nosso patrimônio, que é o Pastel de Angu; além, claro, de valorizar as bandas locais. Fico muito feliz”, elogiou.

O público foi ao delírio com as apresentações musicais e aprovaram o retorno da festa dentro do Aniversário da Cidade. “Achei a festa ótima, uma grande oportunidade para divertir e ainda degustar o Pastel de Angu; e os shows foram ótimos“, ressaltou Amanda Marcela de Oliveira, que veio de Belo Horizonte para o evento.

Chama o Síndico e Falamansa

As atrações de peso da Festa do Pastel de Angu 2019 também não deixaram ninguém parado. A banda belo-horizontina Chama o Síndico, que toca os sucessos de Tim Maia, lotou a Praça da Estação na noite de sábado. E, para fechar o evento, foi a vez da Banda Falamansa, que fez todo o público dançar e cantar os seus sucessos, como Xote dos Milagres, Rindo à Toa e Xote da Alegria.

O Chama o Síndico, que já se apresentou no Carnaval de Itabirito, ficou muito feliz por voltar à cidade para exaltar um Patrimônio Cultural. “Foi ótimo retornar em Itabirito para celebrar esse prato famoso. E é sempre bom ver a cidade movimentando para fomentar o turismo, não deixando que essa cultura do Pastel de Angu acabe e mostrando para o mundo essa iguaria incrível”, destacou Mateus Nogueira, um dos vocalistas da banda.

Para o vocalista da Banda Falamansa, Tato, tocar numa festa que remete a uma cultura local é muito prazeroso: “Fazer parte das tradições do nosso país é muito importante e fazer um show na Festa do Pastel de Angu, que celebra a união de um povo, por meio da culinária, unindo a nossa trajetória cultural, faz com que tudo tenha sentido”.

Premiação

A cultura do Pastel de Angu também foi celebrada na programação da festa. A Prefeitura de Itabirito preparou um concurso para eleger a melhor receita original, que tem como recheio carne moída com umbigo de banana; e a melhor receita inovadora.

A premiação aconteceu na noite de domingo e reuniu as autoridades locais e as mantenedoras. Na categoria pastel original, a segunda colocada foi Nilda Ferreira Silva e a campeã foi Vanessa Santana de Melo. Já na categoria pastel inovador, a campeã foi Conceição de Paula Moreira, com o pastel recheado com chutney com damasco.

Festa do Pastel de Angu

Criada em 2001, pelo então Secretario de Educação, o professor Ricardo Francisco de Paula Alves Cruz, a festa surgiu para valorizar a iguaria de Itabirito, criada pelas escravas Philó e Maria Conga, em meados do século XIX.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS