06 DE JUNHO DE 2020

Prefeitura de Itabirito volta a fornecer, gratuitamente, vacina que combate a Brucelose


Itabirito
06 de novembro de 2019
Aplicação é realizada por médicos veterinários e profissionais credenciados e pelo IMA

Vacina gratuita combate doença que pode acometer animais e seres humanos

A Prefeitura de Itabirito voltou a fornecer vacinas contra a Brucelose. A iniciativa pretende conscientizar produtores rurais do município, que trabalham com bovinos, sobre a importância da prevenção contra a doença, que pode acometer animais e seres humanos, levando a morte, principalmente naqueles que lidam diretamente com os cuidados aos animais. “A doença traz prejuízos econômicos significativos na pecuária leiteira, relacionados à diminuição da eficiência do rebanho, porque piora os índices reprodutivos e produtivos. É muito importante o produtor prevenir seus animais e, por consequência, o ser humano também”, enfatiza Rainer Cardoso, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A doença é causada por bactérias do gênero Brucella e existem várias espécies. Além disso, pode gerar prejuízos financeiros aos criadores, pois, para animais contaminados, não existe tratamento, então aqueles que são diagnosticados com a enfermidade serão sacrificados. Já no ser humano, a transmissão ocorre quando eles entram em contato com animais doentes, ou seja, acometem principalmente aqueles que trabalham na criação, manejo, abatedouros e casas de carne que comercializam o produto final.

Outra forma de contaminação seria a ingestão de produtos com a bactéria, como queijos, manteiga, leite ou carne. “Um rebanho sadio gera desenvolvimento econômico para o município de Itabirito, proporciona o crescimento de empregos para o trabalhador rural, frigoríficos, laticínios e no comércio, açougues e supermercados. Além do aumento na renda familiar”, destaca Rainer.

A Prefeitura de Itabirito disponibiliza a vacina de maneira gratuita, e a aplicação deve ser realizada por médicos veterinários e profissionais credenciados e treinados pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária). O produtor rural deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento para realizar um cadastro, com isso, inicia a participação na campanha de prevenção contra a Brucelose. O produtor será atendido em sua propriedade.

Para se cadastrar e obter mais informações, a Secretaria de Agricultura fica à Praça Dr. Guilherme, 169, Centro, com atendimento das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (31) 3561-4114. “Além da nossa preocupação com os animais e os seres humanos, estamos gerando uma economia para o município, com relação à diminuição de números de doentes. É muito importante que os produtores de Itabirito se conscientizem”, enfatiza Vinicius Mendanha, médico veterinário da Secretaria de Agricultura.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS