19 DE NOVEMBRO DE 2019

Prefeitura de Itabirito presta contas da Saúde em Audiência Pública


Itabirito
08 de novembro de 2019


População pôde conferir como está sendo destinado cada recurso do dinheiro público destinado à Saúde

A Prefeitura de Itabirito realizou, no dia 29 de outubro, na Câmara Municipal, a Audiência Pública Conjunta de Gestão Fiscal do 1º e 2º quadrimestre de 2019, Gestão da Saúde do 3º quadrimestre de 2018 e 1º Quadrimestre de 2019. O objetivo foi prestar contas ao município sobre como a Secretaria de Saúde destinou suas verbas pela cidade.

Segundo o assessor contábil da Prefeitura, Luiz Flávio Porfírio Teddo, a Audiência Pública teve três perspectivas: “A primeira foi demonstrar a origem e a destinação dos recursos da saúde, tanto recurso próprio quanto recurso vinculado. No segundo momento, o secretário de Saúde apresentou a parte da produção e indicadores da saúde. No terceiro momento foi a gestão fiscal, que envolve todas as despesas e receitas do município inteiro”.

Durante a audiência, foram explicados o montante e fonte de recursos aplicados, oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada; e também sobre auditorias realizadas ou que ainda estão em fase de execução. Além disso, também foi explicado sobre a gestão fiscal de metas da receita, despesas e resultado primário.

Dois dados foram destaque na prestação de contas: cerca de 73% dos recursos utilizados na saúde são de fonte própria do município. O mínimo a ser aplicado na saúde, exigido por Lei Federal, é de 15%; e Itabirito está aplicando quase o dobro desse percentual.

Para a conselheira da saúde, Selma da Silva Clemente, essa forma de esclarecimento é importante para que haja transparência e aprimoramento do trabalho com a troca de experiências com a população.  “Somos os olhos da fiscalização do usuário no SUS e na gestão, toda verba que chega e sai, todos os procedimentos realizados, nós estamos aqui para compreender melhor”, destaca.

A conselheira ainda deixa claro que apenas o esforço da Prefeitura e do conselho não basta para que Itabirito tenha uma saúde cada dia melhor. “A audiência é pública e nós estamos aqui sempre, mas seria importante que todas as pessoas do município participassem e vissem de perto onde cada centavo do dinheiro está sendo aplicado”, ressalta a conselheira.

Álbum de Fotos

Veja mais
















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS