11 DE DEZEMBRO DE 2019

Estudantes do projeto de música da Prefeitura de Itabirito realizam apresentações na Praça da Estação


Itabirito
22 de novembro de 2019
Isabella kimberly Campos descobriu seu talento para música na escola

Alunos recebem aulas gratuitas nas escolas do município e mostram seus talentos em evento que acontece no final de novembro

Durante todo o ano letivo, quase quatro mil alunos das escolas urbanas e rurais de Itabirito participam de aulas gratuitas de música. A iniciativa acontece pelo Programa de Educação Musical, criado pela Prefeitura, e pretende incrementar o ensino nas instituições, além de despertar talentos. “É um projeto lindo, nossos alunos nos encantam com as apresentações que realizam. Por meio dessas aulas, conseguimos melhorar o ensino dentro de sala de aula. Os estudantes desenvolvem mais habilidades e aprendem a trabalhar com disciplina, além disso, contribuímos com a criatividade e desenvolvimento da sensibilidade musical”, destaca Iracema Mapa, secretária de Educação de Itabirito.

O projeto oferece aulas de canto, flauta doce, percussão e violão. Alunos do Ensino Fundamental I participam das oficinas dentro da grade curricular; para os estudantes do Ensino Fundamental II, as aulas são oferecidas como atividades extracurriculares, ou seja, fora do turno de estudos nas instituições. “Já temos grupos de corais e de fanfarra criados pelos próprios alunos. A música ajuda na alfabetização, no raciocínio lógico, na socialização e até mesmo na cidadania. Sabemos que o ensino artístico é de grande importância para o município”, enfatiza Raquel Monteiro, coordenadora do Programa de Educação Musical, que ainda completa: “Itabirito é uma cidade do interior mineiro que obteve êxito na implantação do ensino musical nas escolas”.

Segundo o professor de música do projeto, Breno Henrique Matias, as escolas conseguem desenvolver trabalhos musicais em parcerias com outras matérias, o que fomenta o ensino. “Itabirito é pioneiro entre as cidades de Minas, que tiveram que se adequar a uma lei criada para a implementação da música nas instituições. A prática do projeto agrega bastante, pois os alunos passam a conhecer questões que não são do cotidiano deles, como cantores de outras gerações. Eles passam a ver a música com outro olhar, não apenas como lazer, mas como estudo e aprendizado”, ressalta Breno Henrique Matias.

E para mostrar o talento dos alunos do projeto, eles realizam apresentações para exaltar o espírito natalino em Itabirito, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, às 19h30, na Praça da Estação. Durante os intervalos das apresentações musicais, uma parceria com o Atelier de Artes Integradas levará ao público peças teatrais sobre musicalidade.

Confira a programação das escolas

No dia 27, apresentam-se os alunos das escolas municipais Guilherme Hallais França, José Ferreira Bastos e Manoel Salvador de Oliveira. Já no dia 28 é a vez dos musicistas do Natália Donada Melillo, Laura Queiroz e do Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi) e as Escolas Rurais. No último dia, em 29/11, é a vez dos talentos da Escola Municipal Ana Amélia Queiroz.

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS