16 DE OUTUBRO DE 2018

Escolas municipais de Itabirito recebem novos equipamentos para Laboratório de Ciências


Itabirito
21 de setembro de 2018


Microscópios e torsos removíveis fazem parte do novo acervo dos laboratórios

Aprender Ciências ficou muito mais fácil e prazeroso para os alunos da rede municipal de ensino de Itabirito. No segundo semestre, a Secretaria de Educação adquiriu novos equipamentos para os laboratórios das escolas de Ensino Fundamental I e II. Agora, as escolas municipais José Ferreira Bastos, Cemi, Ana Amélia Queiroz e Manoel Salvador contam com laboratórios amplos e equipados com materiais de última geração.

Para a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Moura, a aquisição foi uma grande conquista. “O nosso objetivo maior é fazer com que o aluno correlacione o conteúdo visto em sala de aula aos experimentos das aulas práticas. Assim, a aprendizagem se torna mais eficaz, uma vez que a disciplina Ciências tem um vasto campo de experimentos que podem ser relacionados com o cotidiano e, consequentemente, com as matérias vistas em sala de aula”.

A aluna do 2º ano do Ensino Fundamental II do Cemi, Laura Dutra, comprova que é muito melhor aprender o conteúdo na prática. "Acho muito legal a aula de laboratório, porque a gente sai daquela parte teórica, que é só escrita, para a parte mais prática. É uma forma bem mais eficaz de aprendizagem, porque a gente vai vendo, tendo contato com aquilo. Então, para a gente, é muito mais fácil de aprender na prática do que mais na teoria, só caderno. Acho muito interessante para todos os alunos ter esse contato com o laboratório".

Equipamentos

Ao todo, foram adquiridos 21 microscópios, cinco torsos removíveis do corpo humano, cinco pelves masculinas e cinco femininas, quatro frigobares para condicionamento de reagentes e cerca de 40 banquetas.

Para a professora de Ciências da Escola Ana Amélia Queiroz, Zilda Lana, ressalta a importância da ação. "O processo educativo é formado por uma série de etapas e várias coisas contribuem. Uma delas é o estudo em laboratório, que traz para os alunos a oportunidade de contato com objetivos que fora da escola eles dificilmente teriam: os microscópios, os modelos anatômicos, lâminas, reagentes, corantes... Isso abre uma porta de oportunidades para eles, os alunos reconhecem a importância. Ter um laboratório equipado é fundamental para as aulas de Ciências, para complementar o que a gente vê na teoria". À frente da disciplina no Cemi, a professora Jeani Landre destaca as contribuições de ter novos equipamentos no laboratório de Ciências. “Agora os alunos vão ter a oportunidade de ver a parte de citologia de uma maneira bem mais visível, observando toda a estrutura celular”.

Álbum de Fotos


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS