09 DE ABRIL DE 2020

Tremor de terra em Congonhas assusta moradores


Brasil
26 de novembro de 2019
Barragem Casa de Pedra tem capacidade cinco vezes maior que a de Brumadinho

Por Michelle Borges

Maior preocupação é com a estrutura da barragem Casa de Pedra, uma das maiores em área urbana no Brasil

Um tremor de terrar registrado em na cidade de Congonhas deixou moradores assustados na noite desta segunda-feira (25). Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o epicentro do terremoto aconteceu no território da cidade de Belo Vale, por volta das 20h27 e teve magnitude de 3.2 na Escala Richter. Alguns veículos de comunicação chegaram a relatar que o tremor também foi registrado em Ouro Preto, mas se tratou de uma notícia falsa.

Congonhas está a cerca de 10 km de Belo Vale e moradores de alguns bairros relatam ter sentido o pequeno terremoto. O grande temor da população é com a situação da barragem Casa de Pedra, da CSN Mineração. Ela é uma das maiores em área urbana do país, com capacidade cinco vezes maior que a de Brumadinho. Luma Barra, de São João Del Rei, conta que quando ficou sabendo do tremor ligou imediatamente para parentes e amigos que moram na cidade. “Minha tia mora próxima à barragem e quando eu liguei ela estava bastante assustada. Todos ainda estão. A cidade está em pânico”, relata.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que uma equipe está na cidade para acompanhar a situação. Ainda não se sabe o que ocasionou o tremor, mas segundo ainda segundo o Observatório Sismológico, pode se tratar das chamadas ‘réplicas’, quando um tremor é sucedido por outro, mas com grau de intensidade inferior ao primeiro abalo.

Em nota, a CSN informou que o abalo sísmico não causou nenhum dano a estrutura da barragem. “O tremor sentido em Congonhas não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração”. De acordo com a empresa, equipes seguem monitorando a situação, além de estar em contato com as autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor.

A prefeitura também emitiu uma nota. Confira:

“Após diversos relatos de moradores sobre tremores de terra sentidos em diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Congonhas fez contatos com diversas pessoas para verificar a origem do fenômeno, se de ordem natural ou provocada por algum acidente. Equipes da Prefeitura seguem monitorando informações sobre a segurança das estruturas de barragens. A primeira preocupação foi com a condição de estabilidade da estrutura da Barragem Casa de Pedra, que é a mais próxima da área urbana. A CSN Mineração informou que ‘o tremor sentido em Congonhas na noite de hoje (25/11) não causou nenhuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração’. De acordo com a mineradora, também foi ‘descartado acidente no paiol de explosivos da CSN Mineração’. Nossas equipes seguem monitorando esta situação, além de estar em contato constante com as empresas e autoridades competentes para saber o que ocasionou o tremor. Não se verificou nenhum tipo de abalo nas estruturas ou na condição de estabilidade das barragens. Qualquer outra informação será disponibilizada diretamente no site da Prefeitura de Congonhas”.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS