11 DE DEZEMBRO DE 2019

Prefeitura de Itabirito doa 600 mudas para projeto de reflorestamento


Itabirito
04 de dezembro de 2019
Cerca de 600 espécies de mudas nativas foram plantadas

Iniciativa dos proprietários da região recebeu apoio da Prefeitura para recuperar área de nascente

A Prefeitura de Itabirito realizou a doação de 600 mudas de espécies nativas, com o objetivo de apoiar um projeto de reflorestamento em uma área de nascente, na comunidade do Córrego do Bação. Toda a ação partiu de uma iniciativa dos produtores rurais da região, que, ao constatarem que o volume de água do córrego havia diminuído, decidiram agir. "Se tem uma questão que permeia todos nós, é a questão ambiental. E, dentro da questão ambiental, a questão da água. Quando o projeto já estava quase consolidado, conversamos sobre o nosso desejo de deixar um legado para as próximas gerações, um patrimônio ambiental. Então nós conversamos com o proprietário do terreno por onde está a nascente e combinamos que nós iríamos fazer um cercamento e o plantio das árvores”, relatou Jorge Sousa, um dos moradores envolvidos no projeto.

Para o secretário de Agricultura, Rainer Cardoso, é muito importante destacar a consciência ambiental que tiveram os moradores, tendo em vista que plantar árvores nativas não é uma tradição do produtor rural. “Ficamos satisfeitos, porque são poucas pessoas que têm essa atitude nobre do Tarcísio, e dos outros três proprietários que se beneficiam dessa água. A tendência é sempre dos outros proprietários utilizarem de áreas para plantação de culturas e não para preservação”, destacou o secretário, que também ofereceu orientação técnica para a realização do plantio.

Todas as 600 mudas de diversas espécies, como cedro, jacarandá, ipê e quaresmeira, foram plantadas em um período de aproximadamente 15 dias. “Com o desenvolvimento das mudas plantadas, vamos ter um solo mais protegido e um maior aproveitamento da água para reabastecer esse lençol. É sabido que, a cada ano, a retenção de água naquele local para reforçar o lençol freático vai acontecer”, explica Rainer Cardoso.

A Prefeitura de Itabirito continuará sua parceria, acompanhando o reflorestamento do local com visitas periódicas. “Gostaria de destacar, além de toda a assistência técnica que foi realizada pela Secretaria de Agricultura, a importância da realização das visitas, que contribuíram para agilidade do projeto”, comentou o morador Luly Rodrigues. “O maior legado que podemos ter é se essa iniciativa for reproduzida em outros lugares da cidade. Se todos fizerem um esforço coletivo para preservar os mananciais de água, a cidade nunca ficará desabastecida”, ressalta Jorge Sousa.

Doação de mudas

A Prefeitura de Itabirito tem um viveiro florestal, onde são produzidas mudas que são fornecidas para a comunidade. “No viveiro temos uma perspectiva de produção em torno 10.000 mudas nativas por ano. Essa mudas são para atender esse tipo de projeto, além de atendermos as pessoas que fazem o plantio em menor escala nas propriedades, com o intuito paisagístico”, explica Rainer Cardoso, que ainda completa: “Temos também um trabalho que é realizado com as escolas, esse ano chegamos a distribuir em torno de 800 mudas em datas como o Dia da Árvore e em atividades como feiras de ciências”, afirma o secretário de Agricultura.

Álbum de Fotos

Veja mais

















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS