16 DE OUTUBRO DE 2018

Santa Rita de Ouro Preto sedia evento medieval


Ouro Preto
21 de setembro de 2018
Foto de Marcelo Cardoso

Ferreiros e amantes de cutelaria participaram do evento no distrito de Ouro Preto entre os dias 14 e 16

O distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, recebeu entre os dias 14, 15 e 16 de setembro a 5ª edição do Prosa Cortante das Gerais e a 2ª edição do Encontro Medieval de Ouro Preto. O evento, organizado pelo comunicador social e ferreiro Markito Amato e pelo empresário Domingos Gomes, foi realizado no Centro de Artes Paiol Albanos, e reuniu profissionais e amantes da cutelaria de toda a região e de estados como São Paulo, Distrito Federal e Goiás.

Durante os três dias, os ferreiros, como são chamados aqueles que fabricam as peças, trabalharam ao vivo no decorrer de todo o dia, proporcionando ao público a experiência de acompanhar, de perto, a fabricação detalhada de facas e pequenas espadas. Pela primeira vez no evento, o cinegrafista Elias Figueiredo gostou muito do encontro. “É a primeira vez que eu vou a um evento de cultura medieval, adorei a exposição de produtos de cutelaria onde podemos ver de perto a habilidade artesanal e artística”, pontuou.

Além da cutelaria, a programação também contou com demonstrações de atividades características da Idade Média, como o tiro com arco e flecha e esgrima, dois esportes que também fazem parte dos jogos olímpicos, que acontecem a cada quatro anos. O evento proporcionou aos participantes se aventurarem em algumas atividades. Como o caso do publicitário Leonardo Homssi, que pensa em se especializar no esporte de arco e flecha. “Participei pela primeira vez do evento. Gostei muito de ter aprendido um pouco e de ter participado da prática de arco e flecha, o que me fez pensar em levar adiante esse esporte. A variedade de atrações dentro do mesmo tema também me atraiu muito. Já estou fazendo planos para voltar na próxima edição”, ressalta o Homssi.

A tarde do sábado foi marcada por demonstrações de falcoaria, que é a arte de criar, treinar e cuidar de falcões e outras aves de rapina para a caça em seu ambiente natural, desenvolvendo a tolerância dos rapinantes à presença humana.

O evento abriu espaço para uma feira medieval, onde foram expostas e vendidas facas, espadas, arcos e flechas, peças em madeira, hidromel de fermentação natural e, até mesmo, trajes medievais.

A praça de alimentação montada no local recebeu quatro cervejeiros artesanais, além da chefe de cozinha Wilma Miranda, uma dentista natural de Mariana que tem a culinária como um hobbie.

Prosa Cortante

O Prosa Cortante teve sua primeira edição realizada em 2013, e desde o ano passado acontece junto ao Encontro Medieval. Trata-se de uma oficina prática de cutelaria e forjaria artística, atividades que visam a criação de objetos em metal e ferro, incluindo instrumentos de corte. De acordo com os organizadores, a iniciativa surgiu do desejo de difundir a arte da forja e da cutelaria, permitindo a troca de experiências entre os profissionais do fogo. “A ideia de fazer uma feira medieval em conjunto com o encontro de ferreiros se deu naturalmente, haja vista ser uma arte milenar”, destaca a coordenação.

Para o ano que vem, segundo os organizadores, a ideia é ampliar o evento recriando uma verdadeira aldeia medieval com diversas barracas tradicionais, incluindo as de moradia, e uma cozinha completa com trempe e caldeirão. Além disso, haverá combates marciais históricos e reparos de armaduras.

O 6° Prosa Cortante das Gerais e o 3° Encontro Medieval de Ouro Preto já estão confirmados para os dias 2, 3 e 4 de agosto de 2019.

Álbum de Fotos


Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS