29 DE MAIO DE 2020

Vem aí Eternamente Itabirito Vol II


Notas da Pedra
08 de janeiro de 2020


Começar de novo: Segundo Paulo Navarro, uma boa leitura é sempre edificante para começar o ano de 2020. É importante saber se ela vai acrescentar, se vai nos fazer refletir e sermos pessoas melhores. “Depois de muitas quedas, descobrir que, as vezes quando tudo dá errado, acontecem coisas maravilhosas que jamais teriam acontecido se tudo tivesse dado certo. Percebi que quando me amei de verdade pude compreender que, em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa. Então pude relaxar...” (Mario Quintana).

Mensagem: Aplausível a mensagem de ano novo do Pe. Miguel Ângelo Fiorillo em promoção da paz e da justiça. Ele declinou algumas datas cívicas religiosas a serem comemoradas em 2020. Entre elas os 310 anos da edificação da Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem. O tricentenário da elevação da Minas do Ouro para a codificação de Província da Minas do Ouro para a condição de Minas Gerais. Os 275 anos da ereção canônica da paroquia Nossa Senhora Da Boa Viagem e da Diocese de Mariana e os 270 anos do primeiro colégio de Minas Gerais, o Seminário de Mariana. Estas datas serão celebradas com afeto e gratidão para que possamos lembrar a importância dos nossos antepassados que colaboraram para o desenvolvimento do nosso estado e da nação, conclui o nosso Pároco.

Subvenções 2020: O prefeito sancionou a lei 3367 que dispões sobre concessão de subvenções e ajuda financeira a entidades do município. O valor é de R$ 1.569.640,00 e beneficia 92 credenciados. As Bandas de música recebem 40 mil cada, as associações comunitárias os valores vão de 6 a 24.750,0. Portanto todos que promovem o bem-estar social e têm por objetivo incentivar a arte, a cultura e o esporte contarão com importante contribuição da administração pública.

Novidade: Marcos Aguiar, arquiteto formado pela UF de Viçosa e concursado da prefeitura de Itabirito está elaborando um projeto de revitalização da rodoviária Geraldo Gomes Batista. O objetivo é fazer do espaço um terminal turístico ressaltando e promovendo nossos produtos. A área ganha modernidade, mostra o bom gosto e eficiência nas mãos deste jovem profissional.

Perda: Ao apagar das luzes de 2019 Itabirito perdeu Antônio Nascimento Sobrinho (Totonho Nascimento) sempre alegre e participativo, foi projetista de conceito na extinta Usina Queiroz Júnior. Contribuiu sempre com nossos clubes e segmentos sociais. Ele era estimado e querido em nosso município. À famílias nossas condolências.

Mercado de trabalho: O SENAI deixou grande marca em Itabirito, formou grandes profissionais e hoje é citado como um propulsor da nossa capacidade de trabalho. Apesar das facilidades de estudo, parece que regredimos quanto a capacitação de profissionais, poucos jovens levam com determinação e vontade a realização profissional. Isso é perigoso, a roda gira, muitas vezes dando oportunidade à profissionais de outros centros. É preciso reavaliar.

Reza a lenda: Que quando um grande time se reforma, virá um novo ciclo de grandes conquistas e isso preocupa o pessoal do outro lado da lagoa. O tempo não para (dizia Cazuza) e a volta será triunfal com mais título nacionais e internacionais, premiando, mais uma vez, toda a família azul celeste. Quem viver verá!

Expectativa: Depois do grande sucesso do livro Eternamente Itabirito, que retrata nossa história através de fotografias, o professor Ivacy Simões está programando, para breve, o lançamento do volume II, dando ênfase ao nosso carnaval, futebol, clubes sociais, bailes, tempo das debutantes e gente de destaque. Uma obra que não pode faltar em seu acervo.

Para refletir: O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete. (Aristóteles)

Álbum de Fotos

Veja mais


Notas da Pedra
27 de mai de 2020
Flâmulas tremulam...

Notas da Pedra
20 de mai de 2020
Noventa anos da União Itabiritense...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS