05 DE AGOSTO DE 2020

Em sua 9ª edição o Salão de Arte de Itabirito se torna estadual


Itabirito
10 de janeiro de 2020
José Carlos Oliveira – Coordenação Geral 9º Salão de Arte de Itabirito

Em entrevista ao Jornal O Liberal, a Coordenação do Salão de Arte de Itabirito Regional fala sobre esta nona edição.

As inscrições estão abertas, até 31 de janeiro, paras todos os artistas residentes e Minas Gerais

OL – O Salão de Arte de Itabirito chega em sua nona edição, se tornando estadual, como foi essa trajetória?

JC – A primeira e a segunda edição foram viabilizadas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito (2006 e 2007). A partir da terceira edição (2010) o projeto tem sido contemplado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Na quarta edição em 2011 tornou-se Regional, inaugurando uma nova percepção e abrangência para o Salão que, além de Itabirito, já passou pelos municípios de Mariana, Santa Luzia, Contagem, Sete Lagoas, Congonhas, Betim, Belo Horizonte, Nova Lima e Ouro Preto. Nesta nona edição (2020) o Salão de Arte de Itabirito deixa de ser Regional, e lança seu edital abrindo as inscrições com muitas novidades.

OL – E quais são as novidades?

JC – Inscrições abertas para todos os artistas residentes no Estado de Minas Gerais; Seleção dos 60 melhores trabalhos inscritos para o Livro de Arte; 15 finalistas concorrendo a premiações. Serão distribuídos 05 (cinco) prêmios aquisições com valores iguais de R$4.000,00, totalizando R$20.000,00. Abertura da exposição com cerimônia de premiação e lançamento do livro em Belo Horizonte. Produção de exposição coletiva com as obras dos artistas premiados e com convidados em Itabirito, Barão de Cocais e Santa Bárbara.

OL – Para participar desta 9ª edição do Salão quais são as informações básicas para os interessados?

JC - As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2020. Podem participar artistas que comprovem residência no Estado de Minas Gerais. No regulamento constam: tema livre; inscrições podem serem feitas pessoalmente, via correios ou online; no mínimo, três trabalhos e no máximo, cinco em todas as modalidades (pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeo instalação, arte digital, cerâmica, tapeçaria, dentre outras). O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.arteitabirito.com.br

OL – Quais são os benefícios para as empresas que queiram incentivar projetos aprovados nas Leis de Incentivo?

JC - É imprescindível a participação das empresas para que os projetos aconteçam. As participações das mesmas deixam claro para seu público estratégico um conceito de responsabilidade social, uma vez que usa os recursos da renúncia fiscal, ou não, para o desenvolvimento da própria comunidade, na qual a empresa está inserida, contribuindo com a valorização da cultura e das artes como expressão e identidade de um povo, demonstrando publicamente seu compromisso em nome de uma sociedade mais inclusiva culturalmente.

OL – Quais são os parceiros da 9ª edição do Salão de Arte de Itabirito?

JC - O projeto é uma realização do Governo de Minas Gerais, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo da empresa GSM Mineração, e o apoio das Prefeituras de Itabirito, Barão de Cocais e de Santa Bárbara, Escola Guignard/UEMG, Escola de Belas Artes/UFMG, Centro Cultural UFMG, Instituto Yara Tupynambá, Planeta D Treinamentos Ltda., Grupo Semil, Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Associação Circuito do Ouro – ACO, e também do Jornal O Liberal de Ouro Preto. A Produção Cultural é da Sala de Ideias Soluções em Comunicação.

José Carlos Oliveira – Graduado em Licenciatura em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas – Escola Guignard – UEMG – MBA em Administração de 3º Setor – Pitágoras\BH – Coordenador Geral do Salão de Arte de Itabirito. Diretor da empresa GPS - Gestão de Projetos Socioculturais.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS