01 DE ABRIL DE 2020

Prefeito Duarte Jr. entrega ambulâncias e anuncia nova UBS em Mariana


Mariana
10 de janeiro de 2020
Crédito: Marcelo Sena

Por Marcelo Sena

UBS Izabela Zopelaro será construída ao lado da Arena Mariana. Obras devem começar na semana que vem

O prefeito de Mariana, Duarte Jr., convidou a imprensa na última quarta (08/01) para anunciar a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) ao lado da Arena Mariana, no bairro São José (Colina). Acompanhado por vereadores, secretários municipais, funcionários da Prefeitura, moradores dos bairros próximos e representantes da empresa vencedora da licitação, Duarte Jr. assinou a ordem de serviço que autoriza o início imediato da obra, licitada em aproximadamente R$1.311.000,00. O prazo estipulado para a entrega da UBS é de 13 meses. Na ocasião, também foram entregues à Secretaria de Saúde, duas novas ambulâncias.

Durante o anúncio, o prefeito aproveitou para comentar a situação financeira do município e alfinetou a oposição. “Eu quero agradecer a todos que estão conosco e estiveram nesse momento tão difícil. Eu até imaginava que iríamos fechar o ano com muita dificuldade. Mas as coisas mudaram! A gente sofre mas também tem boas notícias. E este é um ano de muitas boas notícias. A oposição tem que ficar doida mesmo porque o trem tá bom demais para o nosso lado. Tem muita coisa boa para acontecer e nós sempre agimos sem maldade no coração. Nunca fizemos nada para prejudicar ninguém. A gente sempre faz pensando em Mariana e agora nós temos a oportunidade de ver muita coisa boa acontecendo. Esse mês ainda vamos entregar a creche do bairro São Cristóvão, o campo de Barro Branco e tem muita coisa bacana ainda para acontecer”, argumentou Duarte Jr.

José Guilherme Cardoso, diretor da Vortech, vencedora da licitação, prevê o início das obras para a próxima semana. Cardoso também disse vai priorizar a contratação de mão de obra local. “Primeiro era a ordem de serviço. Agora vamos para a questão de pessoal, de logística, da mobilização. Isso é coisa de 3 ou 4 dias. Aí a gente já tem condições de estar com o canteiro de obras implantado. A partir daí já dá para iniciar. Então eu creio que, a partir da semana que vem, a gente inicia a obra aqui”, disse o diretor.

O secretário municipal de saúde, Danilo Brito, apresentou o projeto da UBS, com área de quase 600 m² e explicou a abrangência da unidade. “As nossas Unidades Básicas de Saúde, apesar do nome ‘unidade básica’, levam para a comunidade os serviços ampliados. No distrito de Cachoeira do Brumado, nós não temos só a equipe básica (um médico, um técnico, um enfermeiro e as ACS – Agentes Comunitárias de Saúde). Nós temos pediatria, nutrição, fisioterapia, ginecologia. Essa unidade que nós estamos apresentando aqui é uma unidade ampliada também. Serão 6 cadeiras odontológicas, porque precisamos investir em odontologia também na atenção primária. Nós vamos atender o complexo do Barro Preto, Colina, Jardim dos Inconfidentes, Jardim Santana, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Vila Aparecida e Vila Maquiné”, disse Danilo. A previsão da prefeitura é que 20 mil cidadãos serão beneficiados com a nova UBS.

Obras paradas - Durante a apresentação do projeto, o secretário de Saúde, Danilo Brito, justificou a não conclusão da UBS localizada no bairro Rosário. O secretário apontou um imbróglio judicial e afirmou que o governo estadual “não repassa os recursos e nem deixa o município terminar a obra” com recursos próprios.

Na apresentação, o prefeito também anunciou que terminará, ainda em 2020, o prédio que seria uma UPA no bairro São Pedro. No entanto, o espaço terá outro fim: ser a nova sede da administração municipal. Para Duarte, o mais difícil “não é concluir a obra”, mas manter uma UPA em funcionamento, devido aos custos de manutenção.

Nome da UBS - O nome escolhido para a UBS é em homenagem à jornalista Izabela Zopelaro, filha do assessor técnico da prefeitura Jésus Sinhá. Izabela faleceu em 2019, após lutar 13 anos contra o câncer. Durante o anúncio, Jésus emocionou-se com a notícia, agradeceu a homenagem e garantiu a presença dele e da família na inauguração da unidade.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS