21 DE FEVEREIRO DE 2020

Chuvas na região já causam prejuízos e preocupação em Ouro Preto e Itabirito


Ouro Preto
24 de janeiro de 2020


Por Michelle Borges

A previsão é de que as chuvas continuem até este domingo (25)

A chuva frequente que vem caindo na região desde essa quarta-feira (22) já causou deslizamentos em Ouro Preto e preocupa Itabirito com o transbordamento do rio no centro da cidade. Nos últimos dias, autoridades nacionais e estaduais divulgaram alertas sobre a possibilidade de fortes chuvas neste fim de semana com acúmulo de até 200 milímetros de água.

A previsão é de que as chuvas sejam mais intensas nesta sexta-feira (24) e Ouro Preto já começa a sentir os impactos. De acordo com informações da Defesa Civil, o órgão foi acionado para atender diversas ocorrências generalizadas em todo município. Já nas redes sociais, circulam fotos de locais onde ocorreram deslizamentos de encostas, como na Rua Pandiá Calógeras (a subida do Gambá) na Volta do Vento e em Cachoeira do Campo, ao lado do supermercado Pedrosa.

Devido a grande demanda de atendimento a linha telefônica da Defesa Civil está congestionada, por isso o número 3559-3121 agora também é whatsApp. “O whatsApp vai facilitar, pois a população também pode enviar fotos e nós vamos poder hierarquizar as vistorias para um atendimento mais eficiente de acordo com o risco identificado”, ressalta Charles Murta, geólogo da Defesa Civil de Ouro Preto.

Abastecimento

A empresa Saneouro informou que devido às chuvas constantes e à turbidez (sujeira) da água nas captações, algumas Estações de tratamento de Água (ETAs) da cidade foram paralisadas. No momento estão em funcionamento apenas as ETAs Itacolomi e Antônio Pereira.

De acordo com a empresa, “as paralisações são necessárias para evitar que as bombas e o sistema de tratamento sofram danos irreversíveis”. Por isso, a Saneouro pede que a população economize água potável até que a situação seja normalizada.

Itabirito

Em Itabirito a situação também é preocupante. O rio que passa pelo centro da cidade transbordou e alagou a região da Praça dos Imigrantes. A Defesa Civil interditou alguns pontos e pede que a população evite transitar na região. “A equipe da prefeitura já está prestando apoio à população, tanto social quanto relacionada a saúde. Nós pedimos para que a população evite transitar pelo centro da cidade por questão de segurança”, avisa Carlos Henrique Franca, o Luke, secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito.

Outra consequência da chuva na cidade foi o alagamento de cerca 26 casas no bairro São Geraldo. As famílias então sendo acolhidas na Escola Municipal Natália Donada Melillo. O executivo reforçou que está prestando assistência necessária à população e, por isso, não é preciso mobilização para doações no local.

Para acionar a Defesa Civil de Itabirito basta ligar pelos números 199 ou 156.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS