05 DE JUNHO DE 2020

Cônsul da Alemanha conhece o potencial de Itabirito para novos projetos e parcerias


Itabirito
07 de fevereiro de 2020


Representante do governo alemão conhece as oportunidades de parcerias com o Município

A Prefeitura de Itabirito apresentou a cidade e seu potencial para o cônsul da Alemanha, Victor Sterzik, durante a última terça-feira, dia 04. O representante alemão conheceu alguns locais estratégicos, como Centro Histórico, galpão da Delphi, prédio da Fábrica Velha e área da Julifest, com o objetivo de vislumbrar possibilidades de parcerias entre Itabirito e o país europeu. “Essa visita foi muito oportuna e faz parte do esforço da Prefeitura para divulgar nossa diversificação econômica e buscar recursos internacionais”, explicou Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

No primeiro momento da visita, o cônsul Victor Sterzik conversou com as equipes de Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, áreas que, segundo ele, há mais possibilidades de interação num primeiro momento. Ainda no Gabinete, o cônsul teve a oportunidade de experimentar o Patrimônio Imaterial de Itabirito, o Pastel de Angu, que foi muito elogiado pelo convidado. “Eu já tinha ouvido falar desse famoso pastel, tanto que nem almocei só para poder apreciar melhor o delicioso petisco”, elogiou.

Ao conhecer a área da Julifest, o cônsul externou seu desejo de trazer para Itabirito a Oktoberfest, tradicional festa da cidade de Munique, popularizada no Brasil em Blumenau (Santa Catarina), e que pretende ampliar para outras cidades brasileiras. Victor também viu possibilidades de ocupação do galpão da Delphi, com fábricas de equipamentos para mineração, e se comprometeu ajudar no trabalho da Prefeitura trazer empresas para a cidade.
Outra parceria é na área de Educação, em que escolas de idiomas ensinariam Alemão aos itabiritenses, o que facilitaria a possibilidade de realização de intercâmbio de alunos do município para estudar na Alemanha. “É mais uma oportunidade para nossos jovens ampliarem suas opções de educação e desenvolvimento cultural”, destacou o prefeito.

Ao fim do dia, Victor Sterzik se reuniu com autoridades de Itabirito e comentou suas impressões sobre a cidade: “Há mais de 40 anos eu passo por fora de Itabirito, em direção a Ouro Preto, e nunca imaginei que aqui tinham tantas riquezas e potencialidades. Acredito que, assim como eu, muitos outros também irão se surpreender quando visitarem este município”.

O cônsul explicou que seu papel é buscar novas oportunidades para unir os dois países. “Gosto de mostrar resultados e estou sempre disposto a ouvir boas ideias e a encontrar as pessoas certas para nos ajudar a realizá-las”, disse. Para Victor Sterzik, havendo criatividade, muitas vezes nem é preciso o desembolso de dinheiro público.

A vinda de Victor Sterzik faz parte de um programa da Prefeitura de Itabirito, que busca parcerias internacionais, com o objetivo de divulgar o município e trazer novos projetos. Além do representante da Alemanha, os gestores de Itabirito tiveram encontros com os cônsules do Reino Unido, Itália e Áustria.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS