05 DE JUNHO DE 2020

Defesa Civil de Itabirito divulga balanço das chuvas na cidade


Itabirito
10 de fevereiro de 2020


Por Glauciene Oliveira 

Cerca de 120 pessoas foram atingidas pelos temporais em Itabirito

O início do ano de 2020 no estado de Minas Gerais foi marcado por fortes chuvas que ocasionaram muitos estragos, perdas e mortes em diversas cidades mineiras. Em Itabirito, na região dos Inconfidentes, não foi diferente. A equipe de reportagem do Jornal O Liberal entrou em contato com a Defesa Civil Municipal e solicitou um balanço das chuvas dos últimos dias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Filipe Delabrida, o volume médio das chuvas nas últimas semanas foi de 20 a 40 mm. Com isso, cerca de 120 pessoas foram atingidas diretamente e indiretamente, sendo que 26 (11 adultos e 15 crianças) foram retirados de suas residências e colocados em um abrigo temporário.

Para minimizar os impactos dessas tempestades na cidade estão sendo providenciadas placas de ponto de alagamento, para ajudar as pessoas na identificação e orientá-las em uma eventual ocasião de chuva forte. A Prefeitura de Itabirito realizou ainda o desassoreamento dos rios Itabirito e Carioca para evitar possíveis transbordamentos. Outro grande aliado na prevenção de acidentes durante os temporais é o aplicativo Waze. O recurso emite alertas preventivos aos motoristas e pedestres sobre bloqueio de vias que possam ser atingidas por alagamentos. E se uma via for bloqueada, a pessoa será redirecionada para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

Ainda de acordo com Delabrida, a previsão de 20 a 40 mm de chuva permanece para os próximos dias, com chuvas isoladas. “Ainda estamos nesse período de risco, pois o solo está saturado, assim, com qualquer volume de chuvas podem ocorrer novos deslizamentos ou alagamentos”, destacou.

Medidas de segurança - Algumas dicas simples de segurança são essenciais para impedir os acidentes durante tempestades. É preciso perceber o risco, o que inclui estar atento a todas as situações, parado, andando ou trabalhando. Por isso, quando começar a chover forte, é necessário procurar um lugar seguro e na presença de trovões não ficar em áreas descobertas. É necessário ainda, evitar pontos de alagamentos, encostas e cachoeiras. E em todas as ocasiões é preciso ficar atento às placas de sinalização.

Carnaval e chuvas - Filipe Delabrida nos informou ainda, que até o momento não é possível ter dados exatos referente à chuva no carnaval, pois os canais de pesquisa de tempo informam com uma semana de antecedência. “Como estamos na época de chuva todas as medidas de segurança já estão sendo tomadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual e Municipal, Vale, Bombeiro Militar, Polícia Militar, Bombeiro Municipal, Guarda Civil Municipal e Prefeitura Municipal de Itabirito, para assim garantir a segurança de todos os foliões”, afirmou.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS