16 DE DEZEMBRO DE 2018

TARANTA D’AMORE


Brasil
08 de outubro de 2018


O Consulado da Itália em Belo Horizonte convida para o show: TARANTA D’AMORE, festa espetáculo dedicado ao rico repertório de canções e danças da tradição popular italiana.

Pela primeira vez no Brasil, o Maestro AMBROGIO SPARAGNA acompanhado pela Orchestra Populare Italiana faz apresentação única no dia 16 de outubro, terça feira, às 20h30, no Teatro do Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244 – Lourdes. 5º andar.

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) podem ser comprados antecipadamente na bilheteria do teatro, diariamente de 12h às 20h  ou Online no site Eventim.  Informações: (31) 3516-1360.

O show integra a programação de eventos promovidos pelo Consulado da Itália em ocasião da XVIII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo. Veja a programação completa: https://consbelohorizonte.esteri.it

TARANTA D’AMORE é uma grande festa espetáculo dedicada ao rico repertório de serenatas e danças da tradição popular italiana: saltarelli, ballarelle, pizziche, tammurriate e, especialmente, tarantelle. Ritmos que representam a base de um amplo repertório musical tradicional italiano. No centro da cena: Ambrogio Sparagna, acompanhado pela energia extraordinária e eletrizante dos integrantes da Orchestra Popolare Italiana.

O ritmo vertiginoso das danças e o som de acordeõs, violões, gaitas de fole e tamborins animam o público que fica dominado pelo poder da música, enfeitiçado pela energia do ritmo, fascinado pela variedade e originalidade dos sons dos instrumentos populares. A força dos cantos, nos mais diversos dialetos regionais italianos, recria o clima de antigas festividades agrestes, animadas pelas danças e pela música. Veja um vídeo do show: www.youtube.com/watch?v=oa2qxdGJlko

AMBROGIO SPARAGNA (www.ambrogiosparagna.it) é um dos mais importantes músicos da tradição popular italiana e europeia. Realizou numerosos projetos em colaboração com prestigiosas instituições, artistas italianos e internacionais, em diversos países do mundo. Estudou etnomusicologia na Universidade de Roma "La Sapienza" com Diego Carpitella e com o mesmo realizou importantes pesquisas direcionadas ao resgate de musicas populares regionais italianas.

Autor de ensaios e publicações sobre música popular, ele tocou em diversos países europeus e extra-europeus. Virtuoso do acordeon “organetto”, também se distingue pelo seu compromisso no ensino da música tradicional italiana.

Colaborou, entre outros, com grandes cantores como Francesco De Gregori, Luca Barbarossa, Angelo Branduardi, Lucio Dalla, Teresa De Sio, Nino D'Angelo, Maria Nazionale, Giovanni Lindo Ferretti, Lucilla Galeazzi.

É fundador e regente, desde 2007, da “Orchestra Populare Italiana” do Auditorium Parco della Musica, um grande grupo instrumental que recolhe artistas de todas as regiões da Itália e tem o objetivo de promover e valorizar o amplo repertório da música popular italiana.

Álbum de Fotos



Veja mais















QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES? CLIQUE E CADASTRE O SEU EMAIL, PROMETEMOS NÃO ENVIAR SPAM!
ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
   

PARCEIROS