01 DE ABRIL DE 2020

Mídia


Notas da Pedra
14 de fevereiro de 2020


A hora é agora: A limpeza do nosso rio no final de 2019 trouxe lições importantes: Foram retirados do seu leito milhares de garrafa pet, sofás e moveis em geral. Só pneus velhos foram mais de 300. É preciso repensar. Em outros centros as chuvas detonaram ruas e avenidas e lá já começam a pensar em construir bueiros e áreas com calçamento que permita a absorção de boa parte das enxurradas. Por aqui entendemos que o momento é agora, para começar uma campanha educativa ampla sobre manuseio do lixo, acompanhada de ações punitivas. Não podemos permanecer no erro. A natureza que é sábia e forte está reivindicando mudanças em nossos hábitos, e com certeza ela volta pra cobrar.

Ano 2020: O ano bissexto, que terá 366 dias, conta com 11 feriados nacionais, onde nove serão com final de semana prolongado. Há ainda a ser somado os feriados municipais. Bom para o turismo e empregados e ruim para os patrões. Programe-se! é tempo de fazer a viagem dos seus sonhos.

Sacerdócio: Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem comemoraram o aniversário do Padre Miguel Ângelo Fiorillo no último dia 09. Ele recebeu o carinho e centenas de homenagens de nossos concidadãos. Afinal é o reconhecimento de um trabalho de evangelização que vai além das três décadas. Além de ser uma reserva cultural do nosso município, padre Miguel tem uma folha de extraordinários serviços prestados à nossa comunidade. À ele votos de felicidades sempre.

Mídia: Dia 11 último foi comemorado o aniversário do jornalista Wilson Luís de Oliveira. Ele é destaque no município pelo seu trabalho e idealismo de manter um jornal semanal compromissado com a verdade e valorização e divulgação dos principais eventos citadinos. A ele nossos incentivos e nossos parabéns por mais uma primavera.

Atrações: Músicos e admiradores da Banda União Itabiritense trabalham para a grande apresentação no sábado de carnaval, com o Cordão da Nova. A presença de Gilda e o Coronel (bonecos) é atração à parte deste desfile, que encanta a todos com as fantasias e o ritmo das marchinhas carnavalescas. Vista sua camisa e participe deste momento alegre e descontraído.

Luto: Centenas de amigos e admiradores foram levar a última homenagem ao Nívio de Oliveira, ex-motorista da prefeitura, casado com Sonia e pai de Talita, que faleceu no último dia 06/02. Ele era querido e homem de muitos amigos. À família nossas condolências.

Em destaque: Em todos os países, o documentário de Petra Costa, “Democracia em Vertigem”, disponível na NETFLIX e indicado ao OSCAR, que conta o colapso da nossa democracia. Você que acompanha política: vale a pena assistir e tirar suas conclusões.

Personagem: Carolina Marques de Carvalho, popularmente conhecida como Sá Carolina, nasceu em 04 de dezembro de 1875 e faleceu em 23 de setembro de 1960. Subia as ladeiras rumo à igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, equilibrando na cabeça uma lata cheia de flores de cores variadas para enfeitar o altar de Nossa Senhora. Cumpria esta rotina anos a fio. Voz macia, atenciosa e muito piedosa, ela exercia as funções religiosas. Essa senhora e suas belas histórias fazem parte do imaginário coletivo dos itabiritenses, como por exemplo, a tradição da flor de maio, e a forma de fazer pastel angu. Seu monumento está na ponte da Açucena, do seu trajeto rotineiro onde descia a Rua Sete de Setembro em direção ao Bairro Esmeril. Fonte: Patrimônio cultual de Itabirito – Recordando com Jarbas.
 

Por onde anda? Carlos Alberto Nascimento. Atuou como goleiro nos principais times de futebol da cidade, como músico participou da primeira gravação do long-play da Banda Nova. Sempre de bem com a vida, Carlos Alberto Nascimento é gente querida em nossa cidade.

Para refletir: O sofrimento é o intervalo entre as duas felicidades. (Vinicius de Morais) 

Álbum de Fotos

Veja mais


Notas da Pedra
18 de mar de 2020
A profecia...

Notas da Pedra
11 de mar de 2020
“Eternamente Itabirito”...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS