26 DE MAIO DE 2020

Centro de Segurança Integrada é implantado em Ouro Preto


Ouro Preto
24 de fevereiro de 2020
Crédito: Ane Souz

Por Glauciene Oliveira

O novo sistema começa a ser utilizado no carnaval e passará por ampliações após as festividades

Na última sexta-feira (21) a Prefeitura de Ouro Preto, através do setor de Tecnologia da Informação, lançou o mais novo Centro de Monitoramento de Segurança, que começa a ser utilizado neste carnaval.

Segundo o Gerente de Tecnologia da Informação de Ouro Preto, Rafael Gomes, o sistema de segurança ainda está em fase de implantação, mas diversas câmeras já foram instaladas em pontos estratégicos da cidade.

"É um trabalho que começou há uns meses atrás, onde a própria equipe de tecnologia da informação da prefeitura revitalizou a estrutura de câmeras que já existiam no município. Feito isso, partimos agora para a melhoria desse sistema, trazendo novas tecnologias", ressaltou.

Provisoriamente, a central de monitoramento está funcionando na Casa de Gonzaga. A sede definitiva será instalada no prédio dos Correios, localizado na Rua Conde de Bobadela, n°180, Centro.

A empresa mineira Polsec foi a vencedora da licitação dos novos equipamentos de segurança. Segundo o diretor comercial da empresa, Renato Verner, as câmeras que estão sendo instaladas em Ouro Preto possuem inteligência artificial de alta qualidade. "A câmera Polsec-AI possui um chip de inteligência artificial, que toma decisões e gera vários tipos de alerta para o comando e controle. Detecta padrões de comportamento humano e a presença de armas de fogo. Além disso, ela pode ser programada para reconhecer sons, se um cidadão gritar 'socorro' ou 'polícia' ela vai alertar a central que algo errado está acontecendo em determinado local. Isso para a Polícia, Guarda Municipal e Bombeiros é de um valor gigantesco", destacou.

Segundo o Prefeito, Júlio Pimenta, mais uma vez Ouro Preto está sendo pioneira na modernização, dessa vez na garantia da segurança pública. "É importante salientar que nós vamos ampliar após o Carnaval, vamos levar também para os bairros e distritos. É uma ação inédita, vamos garantir a segurança de todos ouropretanos e turistas", salientou.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS