05 DE JUNHO DE 2020

Infestação de pombos atinge a Escola Municipal Professora Haydée Antunes e preocupa população


Ouro Preto
05 de março de 2020
Crédito: Glauciene Oliveira

O problema no local persiste sem solução há mais de 10 anos

Por Glauciene Oliveira 

A Escola Municipal Professora Haydée Antunes (CAIC), localizada no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, vem enfrentando uma infestação de pombos há mais de 10 anos.

O local mais atingido é o ginásio esportivo da escola, pois um grande número de animais estão vivendo no telhado da quadra. Com isso, as fezes, urina e penas dos pombos caem e sujam toda extensão do ambiente de lazer utilizado por diversas crianças.

Atualmente, a escola atende cerca de 800 alunos do maternal, ensino fundamental I e II (1 a 15 anos) e EJA.

A presença dos animais está gerando muita preocupação. Sirlene Pio é mãe de uma aluna de apenas 3 anos, ela diz estar muito receosa com a saúde de sua filha considerando a presença dos animais na escola. "A nossa comunidade luta contra esse problema na quadra há anos. A Prefeitura não resolve definitivamente o problema, vive de fazer orçamentos. As crianças correm o risco diariamente de serem infectadas por alguma doença aqui", destacou.

A diretora da escola, Márcia Pinto, afirma que a direção e os professores já enviaram diversos ofícios para a Prefeitura de Ouro Preto cobrando uma solução para o problema. "A última ação realizada aqui foi em 2019, quando eles trouxeram algumas gaiolas para tentar pegar os pombos, mas não surtiu efeito, pegaram apenas uns 5 pombos, tem muitos outros ainda. O que a equipe de limpeza vem fazendo é tentar amenizar o problema limpando constantemente a quadra. Além disso, uma vez por mês temos auxílio de um caminhão pipa para lavar o local", salientou.

O assunto foi levantado também na reunião da Câmara de Vereadores de Ouro Preto. A Pauta foi apresentada pelo vereador Vantuir Antônio (Solidariedade) que é pai de três alunos do CAIC. Vantuir demonstrou sua indignação com a situação e afirma ter encaminhado o Requerimento 31/2020 ao Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Educação, questionando se os mesmos já foram notificados sobre a situação da quadra, mas até o momento não foi respondido. "Nossas crianças merecem ser tratadas com mais respeito. Como pai estou muito preocupado, pois apesar de parecer inofensivo, o pombo transmite diversas doenças aos seres humanos por meio da inalação de suas fezes", protestou.

O vereador comentou ainda sobre o processo licitatório 092/2019, publicado pela Prefeitura em dezembro de 2019. Essa licitação tem como objetivo a "contratação de serviço técnico e especializado de desinsetização, desratização e controle de voadores, como também higienização de imóveis utilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto, mais especificamente daquele utilizados para a ocupação das escolas de Ensino Fundamental, Infantil e Creches.". O valor total pago à empresa responsável é de R$ 55.900,00. "Acredito que esse valor tão alto seria o suficiente para resolver o problema aqui do CAIC. Dinheiro o município possui, pois a receita municipal aumentou consideravelmente nos últimos anos, o que falta é boa gestão e determinação", opinou.

A equipe de reportagem do Jornal O Liberal entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ouro Preto e a mesma informou que "o processo 092/2019 citado na matéria tem como objeto a dedetização de todas as unidades escolares do município. Para o caso citado, que envolve as pombas na quadra da Escola Municipal Haydée Antunes, o processo que será licitado é o de despombeamento. Sendo objetos distintos. Conforme a diretora pontuou, esse problema persiste tem mais de 10 anos. A licitação para reforma do CAIC também está em andamento e vai ser realizada nos próximos meses". 

Doenças causadas por pombo:

  1. Criptococose: transmitida pela inalação da poeira contendo fezes secas de pombos. Compromete o pulmão e pode afetar o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda e até meningite subaguda ou crônica.
  2. Dermatites: parasitose causada pelo piolho do pombo, que provoca erupções na pele e coceiras semelhantes às de picadas de insetos.
  3. Histoplasmose: doença provocada por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos. A contaminação ao homem ocorre pela inalação dos esporos (células reprodutoras do fungo).
  4. Ornitose: doença infecciosa provocada por bactérias. A contaminação ao homem ocorre pelo contato com aves portadoras da bactéria ou com seus dejetos.
  5. Salmonelose: causada pela ingestão de ovos ou carne contaminados pela bactéria Salmonella spp. presente nas fezes de pombos e outros animais. Gera uma toxinfecção alimentar com sintomas como febre, diarreia, vômitos e dores abdominais.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS