11 DE JULHO DE 2020

Decretos municipais estabelecem medidas para conter o Coronavírus na Região dos Inconfidentes


Ouro Preto
18 de março de 2020
As três cidades da região possuem até o momento um total de 14 casos suspeitos, sendo um já confirmado, em Mariana. Em todos os municípios, aulas, eventos e demais aglomerações de pessoas foram suspensas

Por Glauciene Oliveira

Com o objetivo de manter a saúde e segurança da população, as Prefeituras das cidades da Região dos Inconfidentes: Ouro Preto, Mariana e Itabirito adotaram medidas de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). Ações preventivas foram estabelecidas através de decretos municipais e portarias que seguem medidas tomadas pelo Governo do Estado e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Mariana, desde a última terça-feira (17) estão suspensas as aulas das creches e das escolas municipais, sem previsão de volta e os eventos que seriam realizados entre março e abril também estão temporariamente cancelados. Além disso, haverá redução do horário de funcionamento de setores da Prefeitura. As ações foram desenvolvidas junto ao secretário de saúde, Danilo Brito, e aos médicos Danuta Niquini e André Mendonça, atrelada ao Decreto nº113, de 12 de março de 2020, do estado de Minas Gerais.

Já em Itabirito foram suspensas as aulas nas escolas municipais, inicialmente de quarta (18/03) a sexta-feira (20/03) mas a suspensão das aulas pode ser ampliada. Além disso, os eventos promovidos pela Prefeitura, que possam trazer aglomeração de pessoas também serão cancelados ou adiados. Reforçando ainda mais a prevenção haverá também rodízio de servidores nos prédios públicos municipais e acesso restrito à população nestes locais. Todas as medidas estão descritas no Decreto Municipal nº 13076, o documento também traz recomendações para comércio, indústria, setor de serviços e entidades sociais, para que reforcem as práticas de higiene e contato entre as pessoas, bem como evitem a realização de eventos pelos próximos 30 dias ou até que se restabeleça a normalidade.

Em Ouro Preto as aulas estão suspensas desde quarta-feira (18), por tempo indeterminado, a visitação em Museus e a emissão de alvará para realização de eventos também estão proibidas temporariamente. A respeito da Semana Santa, o prefeito Júlio Pimenta disse, em coletiva de imprensa, que está aguardando um posicionamento da Arquidiocese de Mariana, que é a responsável pela organização das celebrações. Todas as medidas de prevenção e contenção do vírus estão descritas no Decreto Nº 5.657 de 17 de março de 2020.

A Universidade Federal de Ouro Preto também suspendeu suas atividades a partir da mesma data por tempo indeterminado, mas manterá uma análise constante do contexto e a emissão de boletins informativos num período de 15 em 15 dias. O Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Ouro Preto também já suspendeu seu funcionamento. 

Números de Casos

Em Mariana, foram notificados através do boletim informativo da última quinta (19) dez casos suspeitos de coronavírus, sendo um confirmado, um descartado e os outros oito seguem sob suspeita. Todos estão em isolamento domiciliar e recebendo acompanhamento médico, enquanto aguardam o resultado dos exames. 
Já em Ouro Preto 8 casos suspeitos foram contabilizados até a última quinta (19) e 3 já foram descartados, os demais seguem aguardando os laudos médicos em isolamento domiciliar.

Segundo Informações da Prefeitura de Itabirito, até o momento apenas um caso suspeito foi registrado, mas este já foi descartado após os exames.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS