09 DE ABRIL DE 2020

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa em todo o Brasil


Ouro Preto
23 de março de 2020


A primeira fase da campanha, que será realizada até 15 de abril, é direcionada à idosos e profissionais da saúde

Por Glauciene Oliveira 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe teve início nesta segunda-feira (23). A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1) Influenza B e Influenza A (H3N2). A imunização será aplicada em todo o Brasil, nas cidades da Região dos Inconfidentes: Itabirito, Ouro Preto e Mariana, e as Secretarias de Saúde já iniciaram a mobilização.

A vacina é destinada a todos que se enquadram no público-alvo da campanha, que engloba crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, professores, funcionários dos setores da saúde, população carcerária, trabalhadores do sistema prisional, povos indígenas e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que tenham qualquer outra condição clínica especial comprovada através de laudo médico.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país e vacinar 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. Para alcançar esse objetivo foram investidos R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.
Primeira fase na Região dos Inconfidentes

A Campanha é dividida em três fases distintas. Na primeira, que será realizada entre 23 de março a 15 de abril, serão imunizados idosos e profissionais de saúde.

Em Mariana, os profissionais de saúde podem receber a dose no Centro de Convenções, localizado na Av. Getúlio Vargas, Centro, de 7h30 às 15h30.  E a partir de terça-feira (24) a campanha acontecerá na Arena Mariana, localizada na Rua São Vicente de Paulo, 130, em regime de drive-thru, exclusivamente para os idosos, que serão atendidos de 7h30 às 15h30. A vacina será aplicada dentro do carro, evitando a exposição dos pacientes. As unidades básicas de saúde dos distritos também terão vacinas disponíveis, dispensando o deslocamento do público-alvo até a sede.

Em Itabirito 13 pontos de vacinação foram preparados para a campanha, com o objetivo de descentralizar e evitar a aglomeração de pessoas. Os trabalhadores da saúde podem receber a dose em qualquer um dos ESF’s da cidade ou Centro Municipal de Imunização (CMI). Já para os idosos, a dose será aplicada no Drive-thru da Vacinação, que acontecerá de 08h às 17h, em frente à CMI, que fica na Rua Presidente Kennedy,  nº 180.

Já em Ouro Preto, os profissionais da saúde poderão se vacinar nos dias 23 e 24 de março, em qualquer um dos postos de saúde do município. E os idosos acima de 60 anos serão vacinados a partir do dia 25 de março, em suas residências, evitando deslocamentos e garantindo a segurança e saúde dos mesmos. 

DIA D

O dia D de mobilização nacional contra a gripe será realizado 9 de maio. Nesta data, as Secretarias de Saúde dos municípios do Brasil divulgarão uma programação especial para atender o público-alvo e também a população em geral.

Novo Coronavírus

O Ministério da saúde destaca que a vacina não é imunizante contra o Coronavírus (COVID-19) porém continua sendo de suma importância, principalmente para os grupos de risco, pois é uma estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno e assim auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Coronavírus, que apresenta sintomas parecidos com os de uma gripe normal. 

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS