09 DE ABRIL DE 2020

Prefeitura de Itabirito orienta comércio por toda cidade


Itabirito
24 de março de 2020


Equipes de fiscalização percorrem os bairros para auxiliar empreendimentos a cumprirem as medidas de combate ao coronavírus

Fiscais da Prefeitura de Itabirito estão nas ruas para orientar o comércio do município para evitar a proliferação do coronavírus. Os empreendimentos devem tomar medidas específicas, que estão sendo explicadas e conferidas pelas equipes de fiscalização. “O trabalho de orientação está sendo feito bairro a bairro, conferindo se todos estão tomando os cuidados necessários para que a Covid-19 não chegue em nossa cidade”, conta Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente e coordenador das atividades de fiscalização orientativa da Prefeitura.

A iniciativa visa auxiliar os empreendedores de Itabirito a atenderem o Decreto Municipal 13100, publicado no último sábado (21), que determina medidas específicas para os empreendimentos da cidade. Barbearias, salões de beleza, clínicas de estética e congêneres podem atender em domicílio, mediante horário marcado. Já bares, lanchonetes e similares deverão permanecer fechados, funcionando apenas com serviços ‘delivery’, desde que todas as medidas de higienização e prevenção à Covid-19 estejam sendo tomadas.

Farmácias, drogarias, lojas de conveniência e de alimentação para animais, distribuidores de gás, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, agências bancárias, hipermercados, supermercados, mercados, açougues e demais centros de abastecimento de alimentos podem permanecer abertos, contanto que criem mecanismos para evitar aglomerações e disponibilizem meios de higienização para seus clientes. As clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e laboratórios de análises clínicas também podem permanecer abertas, atendendo às mesmas exigências.

A ação orientativa reúne fiscais de diversas secretarias da Prefeitura de Itabirito e visa auxiliar os empresários e funcionários a protegerem a saúde da população. “Estamos conversando com os responsáveis por todo tipo de empreendimento, explicando a importância de respeitar as medidas de prevenção do contágio. As pessoas estão nos recebendo bem e entendendo que é preciso a colaboração de todos para que Itabirito se mantenha saudável”, destaca Jarbas Lima Lemes, fiscal de Meio Ambiente da Prefeitura.

“Os escritórios de advocacia, contabilidade e congêneres poderão atender mediante agendamento, revezamento de funcionários, devendo utilizar-se do sistema de trabalho home office”, estabelece o decreto. “Os fornecedores e comerciantes locais devem instituir limites quantitativos razoáveis para a aquisição de produtos essenciais por pessoa, principalmente no tocante a produtos de saúde, limpeza, higiene e alimentação, para que se evite esvaziamento dos estoques e o desabastecimento das famílias”, aponta outro item do texto.

Nos primeiros dias de fiscalização, as equipes percorreram os bairros São José, Calçadas e Novo Itabirito, Quinta dos Inconfidentes, Munu, Santa Rita, Primavera, Matosinhos, Gutierrez, Dona Luisinha, Monte Sinai, Padre Eustáquio, Ponte da Açucena, Esperança, Capanema, Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio. “O trabalho continua, bairro a bairro, e a população tem se mostrado muito parceira para que Itabirito vença a luta contra o coronavírus”, avalia Frederico Leite.

Álbum de Fotos

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS