10 DE ABRIL DE 2020

Transmissão comunitária do Coronavírus é confirmada em Minas Gerais e notificações aumentam na Região dos Inconfidentes


Mariana
25 de março de 2020
Ouro Preto monta Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus

Mariana, Ouro Preto e Itabirito fazem investimentos para evitar a proliferação do vírus na região

Por Glauciene Oliveira

De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais já tem registros de transmissão comunitária, também conhecida como sustentada, de Coronavírus (COVID-19). Esse tipo de proliferação é caracterizada por não ser mais possível identificar a origem da contaminação, o que agrava ainda mais a situação, fazendo os números subirem e os cuidado redobrarem. Na Região dos Inconfidentes, o número de notificações teve um aumento considerável e totalizam, até o momento, entre as três cidades, 85 registros.

O município de Mariana, até a última quarta-feira (25) conta com 2 casos confirmados, 1 caso descartado e estão sob investigação 18 casos suspeitos de Coronavírus. Em Ouro Preto, até o momento não foi confirmado nenhum caso de coronavírus, mas foram registradas 51 notificações e há 47 casos suspeitos, sendo 4 descartados. E em Itabirito houve até o momento 13 notificações, sendo 10 descartadas e 3 seguem sob suspeita, sem casos confirmados. Já no estado de Minas Gerais, são 133 confirmações e 4.277 casos suspeitos do COVID-19. 

Contenção e Prevenção

Tendo em vista o cenário de pandemia do novo Coronavírus, os municípios da Região dos Inconfidentes vêm realizando ações e investimentos que possam contribuir para a prevenção e o combate duma possível propagação do COVID-19 nas três cidades.

Em Mariana e Itabirito foram instaladas barreiras sanitárias, que funcionam como postos de triagem, e contam com a presença de equipes da área da saúde e segurança, que realizam o monitoramento de todas as pessoas que entram na cidade além de fornecerem orientações técnicas à população.

Em Itabirito os acessos à cidade foram fechados, no último sábado (20) concentrando o fluxo de veículos no Acesso 3 (Rodoviária Nova).

Já em Mariana, foram instaladas cinco barreiras sanitárias, os postos são na: Avenida Nossa Senhora do Carmo (próximo do Posto Shell) na entrada do bairro São Pedro (próximo da Gameleira) início da Rua Diamantina (bairro Cabanas) na rodovia MG-129 (próximo ao Farid) e na rodovia MG-129 (na entrada da Mina Del Rey e Vila dos Engenheiros). Com a implementação dos bloqueios, o município de Mariana realizou o fechamento das entradas do bairro Chácara e da Cartuxa com o intuito de concentrar esforços e otimizar o trabalho nos pontos onde haverá barreiras.

Por outro lado, a Prefeitura de Ouro Preto está realizando a adaptação do prédio da antiga Fábrica de Tecidos, onde atualmente funciona o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico, para receber pacientes que apresentem um quadro de contaminação e, consequentemente, necessitem ficar isolados.

De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, o Centro de Eventos foi o local escolhido para se tornar temporariamente um Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus, por se tratar de um lugar “mais afastado e que possui uma infraestrutura que nos permitirá oferecer um tratamento adequado aos pacientes”, destacou.

O espaço contará com 50 leitos, banheiros, posto médico, enfermarias, expurgo e depósito de material de limpeza. Os trabalhos estão em fase final e a expectativa é de que até o início da próxima semana já esteja pronto para acolher pessoas que estejam infectadas.

Além das barreiras sanitárias, a Prefeitura de Itabirito também está reforçando a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir do aluguel de oito ambulâncias UTI, com isso o município passa a ter 20 leitos de urgência. Os veículos com aparelhamento completo estarão disponíveis no hospital de campanha, que está sendo montado atrás da UPA. A medida também disponibiliza mais oito respiradores para a população. “Nós estamos nos preparando muito para ajudar Itabirito, caso haja alguma necessidade em decorrência da Covid-19”, pontua Orlando Caldeira, prefeito.

Itabirito conta com o apoio da mineradora Vale para montar outro ponto de apoio para o enfrentamento ao coronavírus. A estrutura está sendo montada no Centro de Especialidades Médicas, que foi reformado recentemente.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS