03 DE JUNHO DE 2020

Quem é você na fila do novo coronavírus?


Linhas Tortas
03 de abril de 2020


Por Priscilla Porto*

16º dia de quarentena.

Enquanto escrevo esta crônica - em 2 de abril de 2020 - o país tem 250 mortes causadas pela COVID-19 e 7.011 pessoas infectadas em todos os estados. Em nossa região, Mariana (MG) houve uma morte causada pelo vírus. E, ainda, há dezenas de milhares de casos suspeitos sendo investigados no país, ou nem sendo, por falta de kits de testes.

Há exata uma semana, o Brasil tinha 47 mortes e 2.281 infectados. O presidente do Brasil tinha feito um pronunciamento em rede nacional, no dia anterior, inadmissível. E depois de uma semana, continua com sua postura irresponsável ao ignorar a calamidade da pandemia, bem como a necessidade do distanciamento social - para quem é possível. Postura que - Graças a Deus! - é acatada por uma minoria.

Afinal de contas, quem somos nós “na fila do pão” nesse conturbado período? Somos pessoas que desacatam as recomendações da Organização Mundial de Saúde de não sair para não corrermos o sério risco de nos contaminarmos? 

Somos pessoas conscientes e estamos permanecendo em casa – para os que podem – e tomando os cuidados necessários ao ir e ao voltar, quando é extremamente necessário sair?

Ou somos o próximo na fila do novo coronavírus? 

Seja quem formos nessa temida fila, não podemos arriscar! Não só por nós, mas também para não disseminarmos o vírus, que pode matar não só pela própria doença, mas também pelo risco de não haver atendimento para tantos doentes ao mesmo tempo. Assim como está acontecendo na Espanha, na Itália e, nestes últimos dias, nos Estados Unidos – país que até poucos dias defendia não ser necessário o distanciamento social, e o qual registrou, na data de ontem, 4.475 mortos pela COVID-19.

Precisa escrever mais alguma coisa? 

*Jornalista e autora dos livros “As verdades que as mulheres não contam” e “Para alguém que amo – mensagens para um pessoal especial. Instagram: @priscillaportoescritora

Veja mais


Linhas Tortas
30 de abr de 2020
E daí, Presidente?...

Linhas Tortas
03 de abr de 2020
Por favor, fiquem em casa!...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS