02 DE JULHO DE 2020

Coleta Seletiva é suspensa por 30 dias em Itabirito


Itabirito
09 de abril de 2020


Medida foi tomada seguindo recomendação do Ministério Público e da Abes

A Prefeitura de Itabirito suspendeu, desde o último dia 6 de abril, a coleta seletiva em todo o município, num prazo de 30 dias, seguindo as recomendações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e também do Ministério Púbico de Minas Gerais. A medida é fundamenta para evitar a proliferação do coronavírus. “Essa decisão está baseada num relatório da Abes e em vários estudos. Eles apontam que o vírus pode sobreviver na superfície do resíduo, especialmente do plástico, por até cinco dias. Se uma pessoa infectada coloca seu resíduo para fora e o associado tem contato direto com ele, pode ser contaminado. Temos que protegê-lo. Além disso, reduzimos assim os riscos de transmissão do vírus na cidade”, explica Frederico Leite, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável.

O secretário pede que a população continue a guardar os materiais recicláveis. “A todo itabiritense que tem consciência ambiental e já faz a separação do resíduo, pedimos que continue fazendo. Higienize seu resíduo reciclável e armazene em um local seco. Esse resíduo é produto e gera lucro para mais de 40 famílias em cada uma das duas associações do nosso município, tanto a Ascito, quanto a Reciclar”, completa Frederico.

Ainda de acordo com secretário, é importante que a população diminua o consumo de produtos recicláveis neste momento de suspensão da coleta seletiva. “Todas as medidas estão sendo tomadas seguindo os protocolos oficiais de combate à Covid-19 e a Secretaria de Meio Ambiente está atenta e seguindo todos eles. Os fiscais, por exemplo, estão nas ruas usando luvas e máscaras. Quanto à coleta seletiva, é um pouco mais complicado. Além da coleta porta a porta, é feita a triagem do resíduo na sede das associações. Todos  tem contato direto com os resíduos, diferentemente do que acontece com a coleta de resíduos comuns. Em relação as medidas para a redução dos impactos sociais e econômicos, cabe esclarecer que os 40 trabalhadores receberão cestas básicas e já foram cadastrados no programa do governo federal para receberem o auxílio financeiro ”, conclui o secretário.

Os profissionais do Centro de Educação Ambiental farão ligações intercaladas  para orientar a população quanto aos procedimentos corretos de gestão dos resíduos recicláveis neste período. Assessores técnicos e jurídicos estão em contato com pesquisadores para que a coleta seletiva possa voltar o quanto antes de maneira segura. A coleta de lixo comum não foi interrompida porque os trabalhadores usam Equipamento de Proteção Individual (EPI) e não entram em contato direto com o resíduo, já que o lixo recolhido vai para o caminhão e, em seguida, direto para o Aterro Sanitário. O trabalhador que lida com o material reciclável, mesmo com o uso de EPI, entra em contato direto com o material reciclável durante todo o processo: coleta, desembarque, triagem e prensagem.

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS