02 DE JULHO DE 2020

Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus é inaugurado em Ouro Preto O hospital de campanha possui 50 leitos


Ouro Preto
13 de abril de 2020

Por Glauciene Oliveira 

Foi inaugurado nesta segunda-feira (13), o  Centro Avançado de Enfrentamento ao Coronavírus de Ouro Preto. O espaço vai receber possíveis pacientes que apresentem um quadro de contaminação e, consequentemente, necessitem ficar isolados.

O hospital de campanha foi montado no prédio da antiga Fábrica de Tecidos, onde atualmente funciona o Centro de Eventos e o Parque Tecnológico. De acordo com o prefeito, Júlio Pimenta, o Centro de Eventos foi o local escolhido pois “é mais afastado e possui uma infraestrutura que nos permitirá oferecer um tratamento adequado aos pacientes”, destacou.

O espaço contará com 50 leitos, quatro são de observação e 46 para internação, todos eles possuem oxigênio. Além disso, o hospital terá ainda quatro respiradores, banheiros, sala de triagem, posto médico, enfermarias, expurgo, depósito de material de limpeza e um estacionamento amplo.

De acordo com o Coordenador Técnico do Hospital de Campanha, Dr. Paulo Brandão, uma equipe com cerca de 40 profissionais, entre médicos e enfermeiros, será direcionada para os trabalhos no centro. "É uma felicidade muito grande saber que uma cidade como Ouro Preto já está com suas armas todas preparadas para enfrentar essa doença. Esperamos poder contribuir com a abordagem dessa situação inédita que o mundo está vivendo e tornar a história de Ouro Preto e da região menos sofrida nesta pandemia", disse.

Segundo o prefeito, a projeção do pico dos casos de coronavírus está prevista para o fim do mês de abril e início de maio, por isso as obras de adaptação do hospital de campanha foram feitas de forma ágil. Júlio afirmou ainda que o investimento na estrutura foi de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos próprios do município. "Nós estamos nos preparando para o pior, pois sabemos que a doença pode chegar aqui na cidade, por isso neste momento não medimos esforços para dar essa segurança para a população. Agora todos os cidadãos sabem que terão a sua disposição um tratamento adequado aqui na cidade", enfatizou.

Além do centro, Ouro Preto também possui outros 35 leitos, montados no Hospital Santa Casa de Misericórdia, sendo 20 UTI’s e 15 leitos comuns.

Números de casos

Segundo o Secretário de Saúde Municipal, Paulo Xavier, Ouro Preto tem até o momento apenas um caso sob suspeita por COVID-19. 75 das 76 notificações já foram descartadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), inclusive o óbito de um homem de 61 anos que estava sendo investigado desde a última quinta-feira (9).

"A não existência de casos em nossa cidade se deve ao comportamento da nossa população que desde início seguiu as orientações da nossa equipe técnica e seguiram o isolamento social. Sabemos que os números podem ser mais representativos que estes, mas nos pautamos nos dados que recebemos dos órgãos superiores", afirmou. 

Veja mais













ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS