08 DE AGOSTO DE 2020

Mundo científico


Notas da Pedra
30 de abril de 2020


Por Elson Cruz

Mundo científico: Remdesivir é o nome da droga que bloqueia a RNA polimerase, impedindo, assim, a proliferação do vírus de corona nas células. Esta descoberta deixa animado cientistas do planeta. É uma luz no fim do túnel, na luta contra esta doença que nos deixa perplexo, muda nossos hábitos, e destrói economias até mesmo dos países mais ricos.

Perda: Itabirito perdeu esta semana Hamilton Medeiros, proprietário de um dos bares mais frequentado de nossa cidade. Pessoa de grande caráter, popular e participativo. O falecimento de Medeiros causou consternação e perplexidade. Aos familiares nossas condolências.

Gente de expressão: Houve um tempo em que o jornalista Nicolau Neto em sua coluna social do jornal Estado de Minas gozava de grande popularidade e reconhecimento por abrir uma janela na mídia da Capital para o interior. Na sua sucessão a colunista Lurdinha manteve este elo criando também a homenagem gente de expressão. O saudoso Hilton Malheiros e o professor Ricardo Francisco a representavam em nosso município, propiciando assim ilustres itabiritenses a serem homenageados com tal honraria. Tempos bom onde o incentivo e a valorização de nossas lideranças estavam sempre em pauta.

Santa Clara: Os moradores do condomínio Santa Clara e adjacentes aguardam com expectativa a remodelação e asfaltamento da estrada (Rua Ana Maria Teixeira). O prefeito Orlando Caldeira, apesar do enfrentamento de problemas relacionados a Pandemia e queda da receita, já deu sinal verde para alegria de todos os famíliares dos ruralistas.

Fique em casa: Não podemos e nem devemos relaxar, o pico desta pandemia pode acontecer dentro de 30 a 60 dias. A comunidade que atender as normas das autoridades de saúde, com certeza, não vão chorar a perda de amigos e familiares. O momento é sério e todos somos responsáveis. Mesmo que venha dia do trabalhador e dia das mães: fique em casa.

1º de maio: Ainda bem que não temos por aqui gente nas redes sociais apoiando a ideia da volta do AI -5. Para refrescar a memória, tempos em que músicas eram censuradas, prisões sem critérios, etc. lembro-me do artigo de Antônio Carlos no jornal Esporte urgente (mimeografado) exaltando o trabalhador no seu dia. Na semana seguinte ele teve que prestar esclarecimentos no alto comando do exército em Juiz de Fora. Tivemos também as prisões de Regaldino Neto de Souza, presidente do sindicato dos Metalúrgicos, e do médico Dr. Antônio Castro Veado por ter dado palestra no Rotary Club de Itabirito. As músicas dos nossos compositores para o festival da canção passavam primeiro pelo crivo da censura em Brasília. AI 5 nunca mais, democracia sempre!

Por falar em saudade: Tá difícil os domingos sem jogos do cruzeiro. Nos bastidores já existem comentários contando com a possibilidade dos canais de esporte começarem a exibir as conquistas do melhor de Minas, começando pela copa do Brasil (6 conquistas), brasileirão, libertadores, recopa etc. calcula-se que os índices de audiência vão bater recorde. Qual sua opinião?

Prorrogação das eleições: O ministro Luiz Roberto Barroso, que assume a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disse que é possível a prorrogação do mandado de prefeitos e vereadores por um prazo mínimo. Ele pretende evitar ao máximo o adiamento, mas se não der, terá que ser prorrogado. Em junho, mês das convenções, teremos uma definição.

Amigo: O que é amigo? É um anjo que está sempre ao nosso lado, mesmo que na distância, é aquele que compartilha nossas alegrias e tristezas. É aquele que se cala nas horas certas e dentro deste silêncio nos diz tudo. É aquele que nos aceita, não pelo que temos, mas pelo que somos. Amigo de verdade é anjo, é paz, é tudo. (Ariela)

Boas novas: Em breve o município contará com a inauguração das novas instalações do CEM, centro de especialidades médicas que está em novo endereço à Rua João Pinheiro, 116, Santa Efigênia. Retorna aos atendimentos com uma equipe de profissionais da saúde sempre atuante e determinada.

Para refletir; O castigo dos bons que não fazem política é ser governado pelos maus. (Platão)

Veja mais


Notas da Pedra
29 de jul de 2020
Cultura...

Notas da Pedra
22 de jul de 2020
Estão chegando as convenções...












ITABIRITO
OURO PRETO
MARIANA
BRASIL
MUNDO
ARTIGOS
GALERIA
EDIÇÕES
SOBRE NÓS

 CONTATO
       

PARCEIROS